Educação

Equipe de Engenharia Mecânica leva aeromodelo a competição nacional

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

Foram meses de trabalho e dedicação para apresentar o “Mamute”. O aeromodelo foi totalmente criado pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc e participará da 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. O evento, que reunirá os principais cursos de Engenharia do país, conta com 95 equipes inscritas. A competição começa dia 29 de outubro e segue até 1º de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

“Tudo foi desenvolvido pela gente, desde a parte de projetos, estudos, cálculos para voo e carregamento da carga”, explica o acadêmico e capitão da equipe AeroSatc, Victor Ferro Mazzuco. A expectativa dos jovens estudantes é grande. Afinal é a primeira vez que uma equipe de Engenharia Mecânica da instituição participa. “Sabemos que há equipes muito experientes. Pra nós, só o fato de estar lá e aprender com os melhores será muito importante”, pondera Mazzuco.

Além dele, viajam para São Paulo Augusto Mandelli, Gabriel Bauer, Luis Gustavo, Rodrigo Metzeger, Ricardo Zimmerman e Max Arns Topanotti. Esse grupo está trabalhando no aeromodelo desde o início do ano. Ainda integram a equipe os acadêmicos Julian Walber e Beatriz Ostetto. A escolha do nome “Mamute” é porque o avião é considerado um modelo mais simples, se comparado com os que são desenvolvidos por outras universidades. Ele tem peso de 6 quilos e leva mais 4 quilos de carga.

A competição

Em quatro dias de prova, estarão sendo avaliados os aeromodelos criados pelas 95 equipes participantes. São 89 do Brasil, cinco da Venezuela e uma do México. São mais de 1,3 mil pessoas envolvidas, contanto com estudantes e professores.

O AeroSatc contou com o envolvimento direto dos professores Elvys Curi e Jorge Rzatki. “Eles puderam aplicar os conhecimentos na área de projetos, mecânica e resistência de materiais, que são discutidos em sala de aula. Além disso, precisaram estudar mais sobre aerodinâmica e outros itens”, ressalta o coordenador adjunto de Engenharia Mecânica, Luiz Carlos Cavaler.

Colaboração: Portal Satc