Saúde

Escola Costa Carneiro na luta contra o Aedes aegypti, em Orleans

A Escola de Educação Básica – EEB Costa Carneiro, de Orleans, soma esforços na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta segunda-feira (18), alunas do terceiro ano do ensino médio entregaram um informativo aos motoristas que transitavam em frente à escola. Elas estavam acompanhadas da diretora Genaína Coan Cacciatori e da assessora de direção Ana Claudia da Silva Mazzuco.

Conforme a assessora de direção, que coordenou o projeto, o objetivo é a conscientização tendo em vista a prevenção. Os alunos do terceiro ano do segundo médio, com a orientação dos professores, desenvolveram diversas ações voltadas para outros alunos e para a população em geral.

Eles proferiram palestras nas salas para estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio, confeccionaram a roupa do mosquito, visitaram os comércios localizados próximos à escola para divulgar sobre a prevenção, criaram o folder para distribuição aos motoristas e, por fim, concluíram o projeto com a distribuição do informativo.  

Ainda segundo Ana Claudia, deve-se trabalhar em ações com ações efetivas, dinâmicas e com resultados na prevenção e promoção da saúde. “Essas ações são fundamentais na aquisição do conhecimento e na prevenção. Eles aprendem fazendo. A educação por meio de atos provoca mudança de atitude", afirmou.

Há um mês e meio, o projeto foi iniciado na escola. Representantes da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Orleans proferiram palestras para os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A próxima ação será voltada à gripe H1N1.

Informativo

No folder distribuído pelos estudantes constam informações a respeito do Aedes aegypti, transmissor de vírus que provocam três doenças: a dengue, a febre chikungunya e a zika. Além disso, alerta para a importância de eliminar os criadouros do mosquito, ou seja, os recipientes que acumulam água parada.

[soliloquy id=”175640″]