Educação

Escola de lingua inglesa substitui livros por material digital

Atividades do curso de inglês da TopWay serão desenvolvidas em ambiente digital

Depois de se tornar referência no ensino do inglês como segunda língua por abolir o uso do português em todas as etapas do aprendizado, a escola TopWay, com matriz no Rio Grande do Sul, inova mais uma vez, agora no material didático. Os livros impressos serão deixados de lado e, a partir de março, quem inicia o curso passa a fazer todas as atividades extraclasse em um ambiente digital.

Os livros estarão disponíveis em uma estante virtual. O aluno irá baixar o material correspondente ao nível em que está matriculado e, a partir daí, irá registrar suas experiências de escrita, fala, audição e leitura, desenvolvendo as quatro habilidades ao mesmo tempo. Outra vantagem para o aluno é que seus estudos poderão ser intensificados, já que o material estará disponível para ele em qualquer lugar. “O aluno poderá acessar os livros de qualquer computador. Cada avanço feito por ele será registrado em nosso servidor e ele poderá continuar depois em outro computador, a partir de onde parou”, explica o diretor de ensino da rede, Otávio Cardoso.

As etapas de ensino são divididas em fases, os chamados contatos, que são desbloqueados à medida que o aluno avança nos exercícios. “Esta forma torna mais agradável o contato diário do aluno com a língua inglesa a experiência é muito mais rica e motivadora, resultando num aprendizado funcional e efetivo”, avalia o diretor.

Os contatos são formados por vídeos e questionamentos com temas atuais e que são vivenciados por quem viaja, mora no exterior ou trabalha em áreas nas quais o inglês é utilizado. As histórias empregam também o bom humor, tornando o contato mais descontraído. Cardoso acredita que estas características contribuem para a fixação do segundo idioma.  “Os materiais despertam as emoções do aluno. Riso, prazer, interesse, tristeza e raiva podem promover aprendizado, mas a neutralidade não”, diz.

Sobre a TopWay – Fundada em 2004, a TopWay conta atualmente com 13 unidades instaladas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A metodologia de ensino proporciona a pessoas com tempo restrito o aprendizado do inglês como segunda língua em 18 meses. Em Criciúma a escola foi inaugurada em 2010 e já conta com quase 500 alunos. As outras unidades catarinenses estão nas cidades de Lages, São Bento do Sul, Itajaí e Joinvile.

Lene de Costa/Alfa Comunicação