Economia

Especialistas da SBCoaching proferem palestra sobre liderança de alta performance em Orleans

Com o tema "Liderança de Alta Performance: a chave para aumentar as vendas e a produtividade", Marcelo dos Santos e Renata Nunes, especialistas em aumento de performance da SBCoaching Soluções para Potencializar Negócios e Lideranças, a maior referência em Coaching no Brasil, proferiram uma palestra na noite dessa quarta-feira (7), no Orleans Tênis Clube.

Na oportunidade, os especialistas demonstraram como líderes podem formar times de alta performance com pessoas altamente motivadas e produtivas. Para iniciar, a dupla mostrou a diferença de atitudes de pessoas vitoriosas e de vítimas. Segundo eles, é necessário saber o que se quer, ter clareza dos objetivos e, além disso, os anotar. É essencial também acreditar que é possível conseguir, adquirir conhecimento para isso e agir. Pensamento positivo, foco e ação são atitudes de pessoas alta performance.

Conforme Marcelo dos Santos, é necessário “desinstalar o vírus da crise”. “Existe uma crise? Existe. Mas ela é mais política do que econômica. Ou seja, dinheiro tem, mas as pessoas estão guardando. Se a sua empresa caiu o faturamento em até 10%, ela está na média. Tem empresas que cresceram mesmo em ano de crise. O que deve ficar muito claro é que a sangria já deu sinais de parar e alguns segmentos já mostram início de aceleração. A culpa da crise já não vai colar em 2017”.

Por isso, o especialista destaca que, ao contrário do que muitos pensam, este não é um momento de recessão, mas sim, de pensar em melhorias para o negócio. “Aí você para e pensa: ‘se a crise já está passando, por que o meu negócio não está prosperando?’. O mercado é globalizado e online. Por isso, tudo acontece muito mais rápido. Pequenas mudanças que ocorrem o tempo todo geram grandes transformações. Isso significa que, ou eu me adapto, ou vou achar que existe uma crise, o que, na verdade, não ocorre. É preciso rever o modelo de liderança, de negócio e do setor em que se atua”.

Renata Nunes complementa que é fundamental valorizar os colaboradores. "Quando a gente trabalha alinhando os objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores, dando direcionamento claro para a equipe, planejando, organizando, supervisionando, avaliando, relatando, dando feedback… Sabe o que acontece? Uma mágica. A gente sai da crise. A equipe fica engajada, produtiva, proativa, tem autonomia e bate metas e, com isso, a empresa acaba lucrando mais”, afirmou.

“O recado que queremos dar para vocês é: está na mão de vocês. Dá trabalho? Sim. Tem que sair da zona de conforto? Sim. É necessário sair da inércia e querer fazer. O mundo, a concorrência, os clientes e os colaboradores mudaram. São várias gerações trabalhando na mesma empresa, no mesmo setor. A única forma que existe para se ter uma empresa de alta performance é o líder entendendo que é papel dele entregar o resultado. Não adianta botar a culpa de ninguém. Avalie como está o resultado da sua empresa ou do seu setor. Entendam que são vocês que devem fazer acontecer”, finalizou ela.

A palestra foi promovida pela Associação Empresarial de Orleans – Acio, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de – CDL de Orleans, Unibave, Portal Sul in Foco e Comercial Dela Justina. Na oportunidade, entre os participantes da palestra, foi sorteada uma vaga para o curso de formação de Líder Coaching, ministrado pelo SB Coaching, no próximo dia 28 de janeiro de 2017. 

[soliloquy id=”200540″]