Trânsito

Espuma volta a aparecer às margens da SC-445 em Içara

Situação é investigada pela Fundai desde outubro de 2015.

Foto: Allen Silva

Foto: Allen Silva

Motoristas e pedestres que trafegaram na manhã de hoje pela SC-445, a rodovia Paulino Búrigo, em Içara, perceberam, mais uma vez, a presença de espuma na via.

A situação é recorrente, acontece há meses na cidade e, em setembro do ano passado, chegou a causar transtornos no trânsito já que a espuma, presente dentro do leito do rio Três Ribeiros, ultrapassava a margem e se espalhava pela rodovia.

Conforme o biólogo da Fundação do Meio Ambiente de Içara – Fundai, alguns encaminhamentos já foram tomados. “Nós fizemos uma análise para avaliação a fim de identificar a origem da espuma. Percebemos que há dois tipos diferentes: uma é gerada em Içara e a outra vem pelo curso do rio desde o bairro Cristo Redentor, em Criciúma”, explica.

A fundação encaminhou o resultado da análise para o setor de fiscalização da prefeitura que, agora, deve notificar as empresas que estão causando o dano ambiental.

Obra para amenizar

Além de encaminhar o resultado da análise para o setor de fiscalização, a Fundai fez também recomendações à Administração Municipal. “Precisamos sanar essa presença de material químico no rio. Mas, além disso, nós podemos evitar a formação de espuma já que isso acontece somente quando há uma forte movimentação de água no rio”. Por isso, duas medidas paliativas devem ser tomadas.

“Nós sugerimos duas obras emergenciais para minimizar a movimentação de água e, consequentemente, a formação de espuma. A primeira é trocar uma drenagem quebrada no bairro Mareli e a outra é fazer uma mudança em uma queda d’água de cerca de 60 centímetros próximo à SC 445”, aponta o biólogo.

Com informações de Karol Carvalho / Rádio Eldorado