Trânsito

Estrada do Iró é liberada para o tráfego, em Laguna

Após dois dias de intensos trabalhos na rua Luís Severino Duarte, conhecida como estrada do Iró, em Laguna, nas proximidades do Tourist Hotel, o trânsito de veículos foi liberado a partir da 0 hora desta sexta-feira (8). A via municipal recebeu pavimento de concreto em um trecho onde havia infiltração de água, o que ocasionava a formação de muitos buracos. A reformulação iniciou na manhã desta quarta-feira (6). Também foi retirado o mato, pintado as muretas e executada a limpeza das calhas e das bocas de lobos em toda a sua extensão – cerca de 600 metros.

A operação foi coordenada pela equipe da Secretaria de Transportes, Obras, Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, sob gerência do titular da pasta, Renato de Oliveira, o Checo. O adjunto Célio Medeiros também apoiou a ação, que contou ainda com a colaboração de profissionais da Magapavi Construtora. O fluxo de veículos precisou ser interrompido nos dois sentidos durante dois dias pela Guarda Municipal de Laguna, que orientou os motoristas para desvios na rua lateral do sambódromo e pelo Centro.

A infiltração vem de um morro ao lado da via e causava forte erosão no solo, o que impossibilitava o reparo com material asfáltico. Por se tratar de um acesso com grande trafegabilidade às praias do Mar Grosso e Gi, o prefeito Everaldo dos Santos colocou em prática a única solução em longo prazo para o problema. “Este pavimento de concreto, como foi aplicado na Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, é a maneira ideal para que não haja mais transtornos aos motoristas", observa. Profissionais da Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan) também auxiliaram.

Na alta temporada, Laguna recebe milhares de visitantes. A maioria utiliza a Estrada do Iró para acessar as praias, principalmente nos fins de semana. O prefeito calcula que este processo de pavimento com a utilização de concreto nos trechos críticos devido às infiltrações deverá ser refeito somente daqui a pouco mais de duas décadas.

Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação da Prefeitura de Laguna

[soliloquy id=”164418″]