Geral

Estudante mexicana realiza intercâmbio em escola de Orleans

A intercambista está morando no Centro de Orleans com uma família que a recebeu em casa e estuda na Escola Barriga Verde.

Foto: Thaiara Pilon

Na manhã desta terça-feira (15), a turma do Terceirão da Escola Barriga Verde – EBV recebeu uma nova aluna em sala de aula. A mexicana, Lizeth Pelaez Manzanaris, é a nova moradora de Orleans e estudante da EBV. Ela chegou na cidade há cerca de três dias por meio de um intercâmbio.

Lizeth é natural de Tehuacán, cidade com quase 300 mil habitantes que fica a 250 km da capital Cidade do México. A estudante, de 18 anos, conta que antes de ingressar na universidade queria ter essa experiência de viver em outro país. Foi um amigo que aconselhou Lizeth a ir numa agência de intercâmbio e colocar a ideia em prática.

A estudante chegou ao Brasil no dia 9 de agosto e já conta que vai sentir falta da família, dos amigos e também da comida mexicana. Mas ela comenta o motivo que a fez escolher o Brasil, “eu tinha muita vontade de conhecer a cultura brasileira e aprender o idioma do país”, frisou Lizeth.

A intercambista está morando no Centro de Orleans com uma família que a recebeu em casa. A estudante vai aproveitar a experiência para fazer coisas que normalmente não fazia no México como cozinhar, ir à academia e fazer aula de dança. Mas a prioridade da lista é aprender a língua portuguesa e fazer novos amigos.

Como na Escola Barriga Verde a aula é somente no período da manhã, Lizeth conta que a rotina mudou um pouco. “No México eu ficava a maior parte do dia na escola, das 06h45min até às 15h e como ficamos mais tempo na escola, lá a gente tem dois recreios”, explicou a intercambista.

Neste primeiro dia de aula, a aluna comentou um ponto favorável na EBV. Para ela as regras da escola não são tão rigorosas como no México, o que torna mais flexível a comunicação da escola com os alunos.

O intercâmbio vai durar um ano, Lizeth acredita que a experiência na Escola Barriga Verde vai ajudar na futura profissão que quer seguir, tradutora de livros.

Colaboração: Thaiara Pilon – Ascom Unibave

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.