Geral

Ex-prefeito de Orleans e fundador da Plaszom, Francisco Zomer morre aos 83 anos

Seu Chico, como era conhecido, marcou a história de Orleans ao empreender e contribuir com ações sociais no município.

Divulgação/Plaszom

A empresa Embalagens Plaszom informou na manhã desta quinta-feira (1) a morte do seu fundador, Francisco Zomer. Com 83 anos, Seu Chico, como era conhecido, deixa a esposa Elzira Berger Zomer, os filhos Gleb, Michel e Deise, além de netos e bisnetos. O velório deve ocorrer no Centro de Eventos Galiano Zomer, mas a família ainda não confirmou o horário.

Francisco Zomer marcou a história de Orleans como empreendedor, empresário e prefeito. Sua trajetória iniciou na fábrica de colchões de Solphorino Zomer e Olívia Baggio, ainda quando era jovem. Seu Chico continuou buscando novos rumos após se casar e ter filhos.

Como empreendedor, decidiu produzir mangueiras e para isso foi até São Paulo. Comprou os equipamentos necessários em troca de seu carro e uma quantia em dinheiro. Em Orleans, Francisco produzia cerca de cem metros de mangueiras com a ajuda de um funcionário. O negócio foi se transformando num sucesso.

Novamente deixando o espírito empreendedor e inovador falar mais alto, Francisco Zomer decidiu criar uma rede de água para beneficiar a população de Orleans. Com essa motivação, Seu Chico foi eleito prefeito da cidade durante os anos de 1970 e 1974. Durante seu mandato, enfrentou os desafios de uma ditadura militar e as dificuldades da enchente que assolou a cidade. Mesmo assim, motivou toda a população a se reerguer e reconstruir o município.

Divulgação

Comprometido com a gestão pública, Francisco decide tornar a empresa uma sociedade anônima e a partir de 1984 a empresa passa a ter o nome: Plaszom Zomer Indústria de Plásticos Ltda. A empresa, tipicamente familiar, hoje figura entre as mais conceituadas e respeitadas empresas de plásticos do Brasil. Já fazendo, inclusive, história em outros países. Em uma de suas falas, Seu Chico, destaca que “mais que uma empresa, a Plaszom é como uma família. Uma grande família que levo no meu coração”. Com mais de 50 anos de fundação a empresa segue firme e continuará levando o legado de Seu Chico, sempre inovando com responsabilidade.

Divulgação

Entre uma das ações feitas por Francisco Zomer está o Centro Sociocultural ProArt, fundado em 2006. Sempre preocupado com a valorização do ser humano e com o desenvolvimento de suas habilidades, Seu Chico e sua esposa Elzira deram início ao Projeto. Há mais de 10 anos, o local contribui para descobrir e lapidar talentos orleanenses, através de um ambiente com diversas opções de cursos gratuitos, voltados para todas as idades.

O prefeito Jorge Koch decretou três dias de luto oficial na cidade de Orleans.

Foto: Ketully Beltrame/Sul in Foco

Notícias Relacionadas

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.