Saúde

Exames de grandes centros são realizados em Tubarão

Indicado a quem necessita de cateterismo, os procedimentos já podem ser feitos em Tubarão.

Foto: Socimed/Divulgação/Notisul.

Foto: Socimed/Divulgação/Notisul.

Dois novos tipos de exames até então encontrados apenas em grandes centros – o ultrassom intra-coronariano e a análise da reserva de fluxo fracionado coronariano – já são possíveis de realizar em Tubarão. Com a inauguração do Centro de Hemodinâmica em setembro do ano passado, o Hospital Socimed passa a oferecer este tipo de diagnóstico, indicado a quem necessita de cateterismo.

O procedimento detecta a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração. Conforme o site Notisul, são exames ainda mais precisos, direcionados a casos específicos, indicados pelo cardiologista clínico. Até então, os pacientes precisavam se deslocar, normalmente, para capitais como Florianópolis e Porto Alegre para realizar estes tipos de exames.

Os resultados detectados direcionarão o tratamento e, dependendo do caso, poderão reduzir a necessidade de novas intervenções. “Estes procedimentos são pouco invasivos, a exemplo do cateterismo convencional, mas quem determinará a sua indicação será o médico de confiança do paciente”, explica o cardiologista intervencionista do Centro de Hemodinâmica Socimed, Leonardo Sinnott.

O médico lembra que, via de regra, os pacientes apresentam rápida recuperação, permitindo a ingestão de alimentos em seguida ao exame, e permanecem um dia em observação.