Segurança

Exército convoca 31 militares da região

Antes da saída para o Rio de Janeiro, comando fará uma cerimônia com as famílias.

Foto: Kalil de Oliveira/Notisul

Foto: Kalil de Oliveira/Notisul

Após meses de treino e expectativa, está tudo pronto para a missão. Trinta e um homens da 3ª Cia de Infantaria, de Tubarão, sendo 20 soldados, seis cabos, quatro sargentos e um tenente, estão convocados para compor o esquema de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

A data da saída pode ser confirmada esta semana pelo Ministério do Exército. O pelotão de Tubarão vai integrar com o batalhão, em Florianópolis, após meses de treinamentos, entre eles a participação na Operação Ágata, em São Miguel do Oeste, no combate a crimes na Tríplice Fonteira.

“É uma atividade de grande importância e demanda bastante efetivo do exército”, justificou o 1° tenente Leandro Antum Recalde Xavier, responsável pelo grupo. Segundo ele, os militares estão treinados para diferentes situações, como patrulhamento extensivo em áreas de grande risco em favelas e morros. Os soldados realizam revista pessoal e veicular, abordagem de suspeitos e até isolamento da área em caso de ameaça terrorista, por exemplo.

A maioria dos selecionados tem pelo menos um ano de exército. Os homens residem em Tubarão, Braço do Norte, Imbituba, Lages, Capivari de Baixo e Araranguá. Alguns já estiveram no Rio de Janeiro, atuando no projeto de pacificação do Complexo da Maré. 

Comportamento

A orientação do exército para os patrulhamentos, segundo Recalde, é o uso da força somente como último recurso. Nas comunidades cariocas, os soldados utilizam o fuzil 762, mais leve, que facilita na mobilidade, contudo, a primeira ação é imobilizar o agente agressor. Em seguida, pode usar spray de pimenta ou gás lacrimogênio. “Trabalhamos com a progressão de força. Somente se alvejar nossa tropa, a gente responde”, explica. Outros equipamentos são colete balístico, capacete, rádio, carregadores, luvas e óculos escuros.

Com informações do Jornal Notisul