Geral

Expoarte encanta visitantes pela variedade, beleza e criatividade das peças

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Os artigos de decoração natalina e para a casa, toalhas em geral, mantas, almofadas, fronhas, entre outras peças aliadas ao capricho e a criatividade estão encantando os visitantes da VII Expofeira, Feira de Artesanato de Cocal do Sul que começou nesta terça-feira segue até esta quarta-feira (20). O evento é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social. Mais de 3 mil peças artesanais estão sendo expostas e comercializadas no salão da Igreja Matriz, Centro.

Para quem chega, a recepção é com música ao vivo pelo cantor João Cechinel. A visitante Neusa Martinhago veio de Criciúma e se surpreendeu com a diversidade e qualidade das peças. “O que mais me chama a atenção é a beleza dos trabalhos. A gente sabe que fazer artesanato demora e precisa de paciência e muito amor. Esses são os ingredientes básicos de toda essa beleza. Estou encantada e todos estão de parabéns pela organização”, afirma.

Para a professora Camila Casagrande tudo é muito bonito. “A gente nem sabe o que escolher. Há muita criatividade, variedade e capricho”, observa.

O objetivo da feira é mostrar todo o trabalho realizado durante o ano pelos 25 Grupos de Mães do município sob orientação das monitoras. Em 2013, o carro chefe dos trabalhos foi o bordado rechilieu, uma novidade aperfeiçoada durante os encontros. A técnica foi aplicada em toalhas, fronhas, trilhos e lençóis, por exemplo.

Segundo a secretária de Assistência Social, Sinara Crippa Milanez a intenção é divulgar o resultado do trabalho feito pelas mães. “Algumas participantes têm os grupos como um momento de lazer, outras pelo aprendizado e, muitas ainda, pela oportunidade de renda extra. Todos os produtos vendidos durante a feira irão para quem produziu a peça como forma de valorização e reconhecimento”, destaca.

Para a primeira-dama, Maria de Fátima DajJori Magagnin o resultado é maravilhoso e surpreende. “As peças feitas pelas nossas mães são finas e delicadas. Tudo muito bonito e feito com dedicação”, ressalta.

A monitora, Gorethe Saccon destaca que o grande resultado esta na satisfação das mães. “É muito gratificante ver o empenho e a alegria delas. Os kits que nós recebemos foram de qualidade e nos oportunizaram ir além do esperado, bem como, levar às mães momentos de bem estar e motivação”, afirma. 

Preços

As peças expostas durante a Expoarte também são uma opção para presentear neste Natal. “Os preços são acessíveis. As peças variam entre R$ 8,00 e R$ 50,00. E, o mais importante, elas são únicas  e criativas”, afirma a coordenadora dos grupos Lourdete Maccari.

Peti

Os trabalhos confeccionados pelas crianças do Serviço de Convivência, antigo Peti, também estão expostos e podem ser comercializados. Os artigos são natalinos, como mini árvores, enfeites para porta e vidro, vidros, toalhas, entre outros.

Programação

20 de novembro (quarta-feira)
Visitação: das 9h às 20h
Encerramento: 20h
Local: Salão de Festas da Igreja Matriz,Centro, Cocal do Sul

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Imprensa PMCS