Segurança

Facção criminosa alvo de operação policial em SC e PR movimentou ao menos meio milhão de reais

Mais de 30 pessoas foram presas durante a operação que ocorreu em Mafra, cidade de SC, e em outros sete municípios paranaenses

Foto: Polícia Civil Paraná, Divulgação

Uma facção criminosa investigada por diversos crimes, incluindo homicídio, tráfico de drogas e roubos, foi alvo de uma operação policial nos estados de Santa Catarina e Paraná na manhã desta quarta-feira (3). Investigação apurou que ao menos dois integrantes do grupo movimentaram pelo menos meio milhão de reais.

Foram cumpridos 138 ordens judiciais, sendo 98 mandados de busca e apreensão, 38 de prisão e duas internações de adolescentes. A ação movimentou mais de 300 policiais nas cidades de Mafra, no Planalto Norte de SC, e nos municípios paranaenses de Morretes, Curitiba, Pinhais, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Paranaguá. No município catarinense, por exemplo, um mandado de prisão foi cumprido contra uma pessoa que já estava no sistema penitenciário.

As investigações da Polícia Civil do Paraná, que duraram mais de oito meses, revelaram que o grupo está envolvido em homicídios, tráfico de drogas, roubos, furtos e também visavam a prática de sequestros. Além disso, praticavam a “escola do crime”, já que buscavam ensinar jovens a praticar furtos e roubos.

A Polícia Civil paranaense ainda apurou que os integrantes possuíam uma estrutura definida e faziam ameaças de morte e agressões contra aqueles que repassavam informações às autoridades. Ainda durante a investigação, uma quebra de sigilo bancário de dois integrantes do grupo revelou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 500 mil.

A operação teve início após um homicídio em Morretes ligado à guerra de facções, ocorrido em outubro de 2023. As investigações apontaram que membros do grupo estavam envolvidos no crime e possuíam uma lista de futuras vítimas devido a disputas entre facções criminosas.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Comentarista de arbitragem diz que pênalti de Barreto foi “bem marcado”

Tigre perde para o Flamengo por 2 a 1, em Brasília

Dupla suspeita de lavar dinheiro milionário é presa em casa de shows em SC

Durante a operação, foram apreendidos veículos, celulares e documentos

Final de semana em SC terá sol e temperaturas próximas aos 30ºC

Embora os dias sejam quentes, as noites e madrugadas serão frias, com temperaturas variando entre 4°C e 10°C