Segurança

Falta profissionais no Corpo de Bombeiros de Criciúma

Grupo busca funcionários para área administrativa e apoio para ter mais bombeiros em Criciúma

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

Com o intuito de solicitar o remanejamento de funcionários públicos do Município para atuar em setores administrativos e principalmente na área pedagógica, o tenente coronel do Corpo de Bombeiro Militar de Criciúma, Lazaro Santin visitou o Governo do Município nesta terça-feira (25).

Santin esteve acompanhado da presidente da presidente dos Bombeiros Voluntários de Criciúma, Magali Amboni e a coordenadora de Proteção e Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello. Eles foram recebidos pela secretária Geral do Governo, Dalvânia Cardoso. Entre as solicitações está ainda o pedido para mais profissionais para a sede do corpo de bombeiro de Criciúma.

A secretária se comprometeu em encaminhar o pedido ao prefeito Márcio Búrigo, para que seja realizada a solicitação oficial para o Governo Estadual. “Vamos estudar a melhor maneira de colaborar com esta instituição que contribui muito para a sociedade”, adianta Dalvânia.

De acordo com o tenente coronel Santin, os treinamentos já estão sendo realizados com funcionários da Prefeitura de Criciúma para serem brigadistas. Dois funcionários da coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Criciúma estão fazendo o curso para casos de emergência.

A coordenadora do setor, Ângela Mello, já possui a graduação em brigadista. Ela acredita que quanto mais pessoas forem capacitadas, mais o local estará assegurado em casos de emergência. “A função do brigadista é garantir a segurança das pessoas em casos de emergência, como por exemplo, incêndios onde ele aciona forças externas, realiza a evacuação do local e auxilia o combate”, explica Ângela.

A parceria entre poder público, Corpo de Bombeiro Militar e Bombeiro Voluntário irá capacitar brigadista em empresas privadas e setores públicos. As empresas em questão devem ter mais de 50 funcionários. O número mínimo de brigadistas é dois e no máximo dez.