Geral

Famcri volta a fiscalizar lavações de carros

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) voltou a fiscalizar as lavações da cidade nesta semana. Aquelas que não estiverem em situação regular, lançando produtos químicos, sobretudo em cursos de água e rios, serão interditadas pelo Ministério Público. Aproximadamente 40 lavações receberão a visita dos fiscais da Fundação.

De acordo com o responsável pela fiscalização, Valmir Gomes, a Famcri quer verificar o sistema de tratamento de efluentes, analisando também se os alvarás e licenciamentos estão em dia. “No ano passado realizamos esta mesma fiscalização e dentre as vistoriadas algumas foram autuadas e até mesmo fechadas. Hoje muitas delas já se adequaram e voltaram ao funcionamento”, destacou Gomes.

As empresas que estão inadequadas geralmente lançam produtos químicos nos curso de água que são levadas aos rios, na maioria das vezes o Rio Criciúma. “Além da poluição ao Meio Ambiente, sabemos que os produtos químicos também são prejudiciais à saúde. A maioria das lavações não possui nem um local fechado para a limpeza dos carros”, complementou Valmir.

Depois da conclusão das fiscalizações, a Famcri, junto com o Ministério Público começará a notificar e, posteriormente, interditar as empresas que ainda não cumpriram o prazo para regularização.

Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma