Geral

Feirantes comemoram o primeiro ano da Feira da Agricultura Familiar, em Balneário Rincão

A proposta de levar produtos fresquinhos direto do campo para a mesa do consumidor deu certo em Balneário Rincão e completou um ano nesta semana. Para comemorar o primeiro ano da Feira da Agricultura Familiar, a Administração Municipal realizou um sábado festivo, no Centro Comunitário, onde os feirantes armaram as tendas e ofereceram produtos fresquinhos, que já são conhecidos no município. Os pescadores também comercializaram, durante o almoço, tainha assada na taquara.

Verduras, legumes, frutas, pães caseiros, cucas, queijos, geleias, ovos, biscoitos e produtos sem glúten e sem lactose estiveram na lista dos produtos mais cobiçados. Além disso, os artesãos também ofereceram tapetes, toalhas de louças, enfeites feitos com conchas, entre outros.

Quem esteve no local, além de experimentar produtos caseiros e fresquinhos, também pôde conhecer algumas das histórias por traz das receitas. “Meus pães caseiros e bolachas são feitos um dia antes da feira e no mesmo dia, bem cedo. As receitas são da minha nona, que fazia sucesso em feiras próximas a Tubarão”, relembra dona Valdete Maria Mocolote, que herdou o caderno de receitas da nona e, duas décadas depois, as transforma em quitutes deliciosos e fresquinhos para moradores de Balneário Rincão.

O casal Sidnei e Cíntia Abreu estrearam a variedade de cucas, que também é fórmula da avó, durante a festa. A receita alemã fez sucesso e os produtos mais vendidos foram os sem glúten e lactose e as famosas cupcucas, que foram sucesso entre os participantes. Todos os produtos são novidades na feira e já começam a fazer parte da lista de alimentos oferecidos a partir da próxima semana.

“Começamos com poucos feirantes. Depois, com o passar do tempo, tivemos mais adesões e fomos nos conhecendo. Hoje somos uma família. Aqui temos clientes fiéis, que vêm não só pelo produto, mas pelas dicas, as histórias, o chimarrão e o bom papo”, disse, orgulhosa, a agricultora Irma Eufrázio, relembrando os melhores momentos do primeiro ano da feira.

Durante o ato, o prefeito Décio Góes entregou simbolicamente quatro tendas que serão somadas às outras para padronizar a feirinha, realizada todos os sábados pela manhã, em frente a prefeitura. “Desafio vocês a encontrarem mais parceiros para que possamos entregar mais quatro barracas até o fim do ano”, provocou o prefeito, durante a entrega.

Durante a festa, o Caminhão Feira, do Território Serra Mar, um projeto da Cooperfamília, de Rio Fortuna, estreou atividades que agora serão levadas para toda região litorânea e da Serra expondo produtos de toda essa região. O prefeito do município foi convidado, durante o ato, para ser padrinho do caminhão.

Durante o evento, os feirantes tiveram um incremento de 4% nas vendas. De acordo com o engenheiro agrônomo da prefeitura, Roberto Ragagnin, o evento cumpriu com o propósito, assim como a feira vem suprindo as expectativas durante a realização. “A existência da feira é para que a população crie o hábito de ir à feira, no sentido de criar o vínculo com o que é da nossa terra e a oportunidade de ter contato de quem produz. O lançamento do caminhão feira mostra as possibilidades de os produtos, o artesanato e o pescado ser levado para dentro do  território”, disse Roberto.

Também participaram do evento o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Amboni, a primeira dama e secretária de assistência social, Mariza Góes, o vereador João Picollo e o presidente da Cooperfamília Lino Cardoso

Colaboração: Kelley Alves / Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão

  • ce346fe5f5a2018c605c3f02dd7c25ca
  • b03882fb50e4a61b6115e542907042af
  • 3f77f0478e1e4ee3d75e2282987419f6
  • 13a6920317e651992a2b47f54cd702ff