Geral

Ferroviárias se destacam em cargos importantes, em Tubarão

Vistos como cargos masculinos, a mulher também conquistou espaços na FTC

Foto: Vanessa Mendes / Comunicação FTC

Foto: Vanessa Mendes / Comunicação FTC

Na Ferrovia Tereza Cristina – FTC, em Tubarão, as mulheres estão cada vez mais presentes nas profissões dominadas, até então, por homens. Na área de Engenharia, por exemplo, uma mulher é a responsável pelas obras de edificações e obras de arte, como pontes, viadutos, passagens superiores e inferiores, muros de arrimo, entre outros. É a Engenheira, Scheila Exterkoetter Laurindo.

Para ela, no início da carreira, a maior dificuldade foi a resistência dos homens, em receber instruções de uma mulher. “Temos facilidade para executar várias tarefas ao mesmo tempo, o que nos permite boa capacidade de gestão, que é fundamental à área de Engenharia”, relata Scheila.

A Engenheira da FTC também lembra que “no ambiente em que convivemos, dominado pelos homens, nos tornamos mais fortes, pois temos que ‘provar’ a nossa competência dia após dia. Embora a participação masculina ainda é superior à feminina no setor, esta diferença está cada vez menor. Estamos buscando capacitação para conseguirmos nos firmar na profissão”, comemora.

Outro exemplo é a Gerente de Gestão de Pessoas, Eliane Maria Fernandes de Souza, que na lista de gerentes e diretores, é a única mulher. De acordo com ela, as brincadeiras sempre acontecem, mas o respeito é primordial.

Acredito que hoje as pessoas, em especial os homens, passaram a entender o papel da mulher no mercado de trabalho e valorizam cada vez mais”, destaca. Sobre administrar a vida fora e dentro do trabalho, Eliane ressalta “a mulher dá um jeitinho para tudo. Nós sempre conseguimos tempo, é só questão de organização”.

Colaboração: Vanessa Mendes / Comunicação FTC