Geral

Festa do Vinho Goethe de Pedras Grandes deve superar 30 mil visitantes

A oitava edição da Festa do Vinho Goethe, que ocorrerá de 12 a 14 de julho, na localidade de Azambuja, em Pedras Grandes, já está com a programação definida. Mais de 30 mil expectadores são esperados no evento, que promove a cultura italiana do município e região. A atração temática é organizada a cada dois anos e considerada uma das maiores do estado.

Neste ano, shows nacionais como o das bandas Nenhum de Nós e Garotos de Ouro, irão agitar o público. Também estão programadas ações esportivas de tirolese. Vôos panorâmicos de helicóptero também estarão disponíveis. A comissão organizado da festa esteve na assembleia legislativa nesta terça-feira para divulgar o evento. A rainha e as duas princesas também encantaram parte dos parlamentares que se colocaram à disposição para apoiar o evento.

“É a maior festa de Pedras Grandes e reforça o resgate da cultura italiana presente na região e os Vales da Uva Goethe”, destaca o presidente da comissão organizadora do evento, Josimar Bergman de Jesus. Ele ainda acredita que esta edição irá superar a expectativa da última, realizada em 2011. “Deveremos receber entre 30 e 40 mil pessoas nos três dias de festa”, prevê Josimar. Shows regionais e tendas eletrônicas com uma série de DJs também estão programados.

Processo envolve 130 famílias em Pedras Grandes

Pedras Grandes ganhou o título de Terra do Vinho Goethe pela grande aceitação no mercado. O plantio deste tipo de uva é feito em aproximadamente 30 hectares, uma área superior à utilizada em Urussanga.

Segundo o Notisul, apesar de não estar no topo da cadeia econômica, a produção de uva e vinho é o que dá fama ao município. São cerca de 130 famílias envolvidas no setor. No caso da goethe, 100% é destinado à fabricação de vinho. A niágara tem 70% do consumo in natura, com venda de 1,6 milhão de quilos por ano. Já a bordô é aproveitada especialmente para sucos. Quinze mil litros de vinho artesanal são produzidos anualmente.

Segundo o prefeito Antonio Felipe Sobrinho, a festa é promovida por descendentes de Italianos de boa cepa, que promovem o evento para fortalecer a herança de seus antepassados, além de destacar a gastronomia. “Haverá também missas em latim, almoço típico, café colonial, concurso regional de Vinho Goethe, campeonato de mora, danças folclóricas, apresentações culturais, comercialização de produtos típicos regionais com ênfase no diferenciado Vinho Goethe, além dos grandes shows”, detalha Antonio. Todas essas atividades ocorrerão em um espaço amplo, com área de eventos coberta em meio às belezas naturais do município. Mais informações do evento no site www.festadovinhogoethe.com.br.