Geral

Festas universitárias retornam após pandemia e movimentam estudantes de SC

Eventos ficaram paralisados durante a pandemia da Covid-19 e estão sendo retomados neste primeiro semestre de 2022

Divulgação

As festas universitárias estão sendo retomadas neste primeiro semestre de 2022 e reúnem em Florianópolis milhares de pessoas de diferentes regiões de Santa Catarina. Os eventos, que foram paralisados durante os dois anos da pandemia da Covid-19, acontecem mensalmente.

Conforme o superintendente de turismo da Capital, Vinicius de Luca, os eventos ocorrem há anos, mas estão crescendo gradativamente e causando certa movimentação econômica.

— As festas universitárias estão cada vez mais profissionais e voltaram com força. As empresas estão mais estruturadas, os espaços de eventos e outros fornecedores os reconhecem como um nicho importante. Elas movimentam estudantes do Estado inteiro, dos principais polos universitários: Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma, Tubarão, Lages e Balneário Camboriú. Em muitos casos, com atrações nacionais, cada evento tem trazido centenas de pessoas de fora de Florianópolis – e muitos deles não ficam somente no dia do evento, consumindo serviços e produtos em Florianópolis por mais tempo — conta.

As festas, que normalmente são no estilo Open Bar ou Open Food, são organizadas por estudantes para arrecadar dinheiro para a formatura.

Em algumas ocasiões, alunos de diferentes instituições, que fazem o mesmo curso, se unem para organizar um único evento. Anualmente são duas edições de cada festa, divididas no primeiro e segundo semestre.

Algumas das mais populares entre os alunos são a Betonada (Engenharia Civil), Endireita (Direito), Insanitária (Engenharia Sanitária), Injeção Eletrônica (Engenharia Elétrica), Linguição da Automação (Automação), Pato Loko (Odontologia), Peqado (Engenharia Química), Tarja Preta (Farmácia) e Apocalipse (Administração e Economia).

No último sábado (7) os estudantes de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram os responsáveis pela 24ª edição da Betonada, que aconteceu no Music Park, em Jurerê. O evento, conforme a organização, reuniu cerca de 11,3 mil pessoas.

O formando e coordenador geral da festa, Arthur Pereira da Silva Oliveira, explica como os estudantes se organizam há 14 anos para fazer uma festa com milhares de pessoas acontecer.

— A gente forma uma comissão todo semestre com graduandos do curso, elege coordenadores de área e cada uma tem uma atribuição. Depois começamos a negociar com fornecedores. Hoje, por conta da tradição da festa, é um pouco mais fácil pois já temos alguns parceiros e também fornecedores de som, iluminação e bebida que costumam trabalhar com a gente, conhecem a festa e nosso padrão de entrega — diz.

Para a segurança dos estudantes, as festas contam com ambulatórios, seguranças e policiamento.

— Nós trabalhamos com um número acima do necessário para o público da festa e, como é um evento Open Bar, o número de ocorrências acaba subindo. Por isso a gente costuma estar precavido, contratamos brigadistas e montamos um ambulatório a mais além do que já tem na casa — conta o estudante.

Conforme lembra o superintendente de Luca, ainda não existe um estudo que apresente economicamente a movimentação causada por pessoas de fora que desembarcam na Ilha para as festas, mas a tradição dos eventos universitários em Florianópolis tende a aumentar ainda mais a presença do público de fora.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

CCR ViaCosteira reforça ações de conscientização sobre trânsito seguro neste Maio Amarelo

Neste ano, o Maio Amarelo abordará o tema “Paz no Trânsito começa por você”;

SOS RS no Heriberto Hülse: 105 toneladas de alimentos e 30 mil litros de água

Alunos da Educação Infantil do Colégio Satc viram cientistas por um dia

Projeto Quimicando Kids do Curso de Engenharia Química da UniSatc desperta a curiosidade das crianças no estudo das ciências

Chamada Pública é divulgada pela Prefeitura de Lauro Müller

A chamada tem como objetivo o preenchimento de uma vaga destinada à contratação de Engenheiro Sanitarista e Ambiental