Saúde

Ficou mais fácil acertar a veia na coleta de sangue

Laboratório Búrigo recebeu nesta semana o aparelho Accuvein, que mostra as veias do corpo por meio de um infravermelho

Foto: Amanda Garcia Ludwig

Foto: Amanda Garcia Ludwig

Agora ficou mais fácil coletar o sangue sem errar a veia. O Laboratório Búrigo recebeu, nesta semana, o aparelho Accuvein, que ajuda com que a coleta de sangue seja feita de forma mais fácil, rápida e precisa. O aparelho facilita a localização das veias do corpo, mapeando-as por meio de um sistema de luz infravermelha, que registra a imagem da veia e a reproduz em tempo real no braço do paciente. O laboratório é o único em Criciúma e região que possui o Accuvein, e foi o primeiro de Santa Catarina a receber o aparelho distribuído pelo fornecedor.

Helga Hilbert Mello, gerente técnica do laboratório, explica que ter recebido o aparelho vem de encontro com a estratégia de inovação na coleta proposta pela empresa. “Na coleta, você pode errar a veia, porque ela pode estar mais funda ou ser mais fina do que você imagina, por exemplo. O aparelho só facilitará a coleta. É claro que existe a chance de algo dar errado, mas agora a visualização ficou muito mais fácil. O próprio paciente consegue enxergar a veia”, avalia.

O diretor do laboratório, Renan Búrigo, explica que o aparelho foi cedido ao laboratório pelo fornecedor, por conta da parceria entre os dois. “O aparelho estará disponível nas unidades Dona Lina e Vitale, e não terá custo nenhum para o cliente. É apenas uma ferramenta a mais para auxiliar o trabalho e a coleta no laboratório”, avisa.

Colaboração: Amanda Garcia Ludwig