Geral

Fiéis homenageiam Santo Antônio em Laguna

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Nem mesmo a chuva afastou a fé dos fiéis devotos de Santo Antônio durante o final de semana, em Laguna. A tradicional festa em honra ao padroeiro da cidade mobilizou centenas de pessoas durante a festa religiosa, que teve seu ápice, no sábado com missa e transladação do santo. 

Durante a missa, celebrada por Dom João Francisco Salm, a preocupação era com a tradicional transladação da imagem de Santo Antônio dos Anjos pelas ruas da cidade. Isso devido à chuva, que não dava trégua. Contudo, a comissão organizadora da festa confirmou que se a chuva dessa uma trégua, levaria o Santo para sair da Igreja por um curto translado. 

E foi o que ocorreu. Nesse trajeto, fiéis puderam participar e acompanhar Santo Antônio e apreciar o show pirotécnico que encantou os que estavam presente nas comemorações da 339ª festa de Santo Antônio dos Anjos. A festa de Santo Antônio, em Laguna, começou no dia 1º de junho e encerrou no domingo. Para o último dia da edição deste ano, a programação teve almoço em homenagem às autoridades, procissão dos devotos pelas ruas, missa, trezena de Santo Antônio e nominata dos festeiros para 2016. À noite ocorreu a realização de um bingo.

Paralelo à festa, no Centro Cultural, houve o brechó de Santo Antônio, exposição de fotos da comemoração e a venda de churrasco, salgados, doces, pinhão, entre outros. Também ocorreu a apresentação de um vídeo elaborado pelo projeto de extensão “Comunidade Retrô: Mediadores do Patrimônio”, da Udesc de Laguna.

A história da festa

A festa de Santo Antônio dos Anjos teve início na época colonial. As primeiras festas eram apenas procissões no dia do padroeiro, 13 de junho, quando os fiéis reuniam-se na igreja e saíam com a imagem em procissão para abençoar a vila. Por volta de 1912 surgiram as barraquinhas de comércio, que durante os treze dias da festa eram montadas na praça da Matriz (Jardim Calheiros da Graça). Até hoje elas são montadas, mas agora no Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos, ao lado da Matriz.

Com informações do jornal Diário do Sul