Geral

Fiéis participam de procissões de Nosso Senhor dos Passos, em Tubarão

Eventos religiosos ocorrerão neste sábado e domingo

Milhões de fiéis da Igreja Católica tomarão as ruas brasileiras neste fim de semana nas famosas procissões de Nosso Senhor dos Passos. Em Tubarão, três caminhadas estão programadas: uma hoje (sábado) e duas no domingo.

Hoje (16), conforme reportagem do jornal Diário do Sul, os fiéis se encontram nas proximidades do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no Centro, e percorrem em procissão até a Catedral Diocesana, também no Centro. A peregrinação está prevista para iniciar às 20h. Será a transladação luminosa da imagem do Nosso Senhor dos Passos e terá transmissão ao vivo pela Rádio Tubá AM. A organização pede para que os fiéis levem velas e rádio portátil.

Já no domingo, uma multidão é esperada na Praça da Catedral. Será o ponto de encontro para a partida da procissão Senhor dos Passos, que inicia às 16h. O trajeto já é conhecido da população. Passa pelas ruas Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Lauro Müller e Coronel Collaço.

Uma procissão também está prevista com saída da Igreja Matriz de Oficinas até a Catedral. Nesta, os católicos acompanharão a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro das duas multidões de fiéis ocorrerá na Praça da Catedral, com o tradicional canto da Verônica. O sermão do encontro será feito pelo padre Fernando Medeiros Cargnin, reitor do Seminário Propedêutico e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, da diocese de Lages. Neste domingo não haverá a tradicional missa das 18h. A missa será rezada na Catedral, às 19h30.

Saiba mais

Muitos católicos da região trazem uma admiração pela Festa do Senhor dos Passos. Segundo representantes da diocese da cidade, “este evento é uma luz cada vez mais acesa. É uma herança trazida de Portugal, do além Tejo, da Ilha dos Açores, desde os primeiros colonizadores”.

Em Tubarão, no ano de 1889, o vigário da paróquia, padre Francisco Topp, mandou buscar as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, entalhadas no Rio de Janeiro. As imagens chegaram em 1891, em tamanho natural. Desde aquela data até os dias de hoje, todos os anos, a procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores se realiza no município, reunindo milhares de pessoas.