Geral

Filho do ex-presidente da República relembra história da ditadura e a luta pela democracia no país

O período da ditadura vivenciado pelo ex-presidente da República, João Belchior Marques Goulart, o Jango – 24° presidente do Brasil (1961 – 1964) – e sua luta pela democracia no país foi contada na noite desta quarta-feira pelo seu filho mais velho, João Vicente Goulart. O filósofo, poeta, empresário e presidente do Instituto João Goulart falou da história do golpe militar, também vivido por ele na época, em palestra proferida para um público que lotou o auditório da Cooperaliança, em Içara.

“O momento aqui é muito importante para a memória dos brasileiros. A maioria dos jovens não conhece a história do golpe militar. Muitas vezes a ditadura escondeu o que aconteceu. Meu pai tentou em 1964 aplicar reformas de base. Teve que renunciar à lutar pelo poder”, contou João Vicente. “Digo que 2014 será importante não somente pela Copa, mas pelos 50 anos do Golpe de Estado – 1 de abril de 2014”, lembrou.

Chamando os jovens para uma maior reflexão sobre a ditadura e a luta pela democracia, o filho do ex-presidente aproveitou a oportunidade e exibiu o documentário “Dossiê Jango” que será lançado em julho nos cinemas. O vídeo conta não somente a história de Jango, mas a vida no exílio. Aborda o período da perseguição, dos que lutaram pela redemocratização.

O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, e a presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski, agradeceram a vinda de João Vicente em Içara, onde enalteceram a figura de João Goulart. “Sua vinda nos faz reviver na memória as lutas contra a ditadura para construir um futuro melhor ao país. Pessoas como Jango batalharam para que tivéssemos esta democracia. Além de contarmos com a sua presença, João Vicente, estamos comemorando a semana do meio ambiente. Queremos democracia com desenvolvimento sustentável”, disse Sandro. “É muito bom termo você em Içara. Uma pessoa ilustre – filho do ex-presidente da República, Jango. Com sua vinda aqui teremos a oportunidade de conhecermos uma pouco mais da história vivenciada na época”, destacou Eliana.

Durante à tarde, João Vicente Goularte concedeu coletiva à imprensa, onde fez, junto com o prefeito e vice de Içara, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafim, a abertura oficial da exposição “Direito à Memória e à Verdade” – aberto à visitação na Casa da Cultura entre os dias 05 de junho a 31 de julho, das 8h às 12h e das 13h às 17h. São 21 painéis com textos e imagens que retratam de maneira exclusiva momentos dos 21 anos de ditadura, até os grandes comícios das "Diretas Já". Paralelamente à exposição, acontece também um ciclo de exibições de filmes com a temática da ditadura militar. A mostra estará disponível de 10 a 28 de junho e pode ser vista conforme agendamento pelo telefone (48) 3432-5847.

A visita do filho do ex-presidente faz parte de uma série de ações no país intituladas Direito à Memória e à Verdade "Ditadura no Brasil 1964-1985". Nesta quinta-feira, às 9 horas, João Vicente Goulart ministra palestra no Colégio Cristo Rei e às 15 horas na EEB Maria da Glória e Silva, Bairro Aurora. Às 19h participa de Sessão Solene na Câmara de Vereadores onde serão homenageados cidadãos que vivenciaram a luta pela democracia. Os eventos são promovidos pelo Governo de Içara, por meio da Fundação Cultural.

Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI