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Filtros garantem qualidade da água da Casan em Lauro Müller

Em quatro anos e meio, sistema de filtragem da Casan processou 2,8 milhões de metros cúbicos de água.

Há quatro anos e meio, a Casan de Lauro Müller vem filtrando a água que o lauromüllense bebe todos os dias. O sistema garante a qualidade na distribuição, fazendo do sistema daqui um dos melhores de toda a região, apontou o órgão nesta semana. Antes, o tratamento era feito por processos físicos e químicos.

Se usado na totalidade, isto é, trabalhando 24 horas por dia, o sistema tem capacidade de processar até 108 mil litros de água por hora. Se trabalhasse 24 horas por dia, é possível processar até 2,6 milhões de litros. Como o sistema não precisa funcionar em tempo integral, a Casan precisa processar cerca de 1.750 metros cúbicos por dia, algo perto de 52 mil metros cúbicos/mês, o mesmo que 52,5 milhões de litros. Desde março de 2011, quando os filtros entraram em funcionamento, foram processados cerca de 2,8 milhões de metros cúbicos.

Isso é o mesmo que 21 piscinas olímpicas, ou 875 carretas (média de 60 metros cúbicos) processados por mês pelo sistema de Lauro Müller. E o melhor, essa água chega com qualidade nas casas dos lauromüllenses. “Antes tínhamos o processamento da água captada por outros processos, não tinha filtragem. Agora trabalhamos 24 horas com o processamento e filtragem”, diz o responsável pela agência da Casan da cidade, José Nazareno Nazário.

No município de aproximadamente 15 mil habitantes, a Casan tem cerca de 3 mil ligações, entre residenciais e comerciais. Bairros como o Barro Branco, Centro (e bairros próximos), Arizona, Mina Nova, Rocinha de Baixo, Rio Amaral Primeiro e Rádio, fazem parte do sistema de distribuição. Os demais bairros do município têm captação e distribuição feitas pela prefeitura. Para dar conta da demanda, o sistema tem dois pontos de captação, instalados no Palermo. “Um é o cotidiano e outro, emergencial, onde há uma bomba dentro do rio, pronta para ser acionada, quando houver necessidade”, diz Nazário.

Além dos registros já instalados, a Casan Lauro Müller ainda recebe em média 15 novas ligações de água todos os meses. Segundo Nazário, novas ligações têm aumentado de 5% a 10% nos últimos anos. Somando a isso, a Casan ainda pretende estender a rede atual para bairros próximos do Centro.

Mesmo com a capacidade de processamento do sistema de água da Casan, é preciso consumir com responsabilidade, lembra Nazário. Em caso de emergência com a rede, é preciso acionar a equipe de plantão, seja pelo telefone convencional (3464-3299) ou pelo celular dos plantonistas (8446-6971). Só assim, lembra Nazário, se pode evitar o desperdício.

Colaboração: Muriel Albonico/O Semanário

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