Clima

Fim de semana de veranico antecede chuvas e temporais em Santa Catarina

Esse novo veranico de junho antecede a passagem de uma frente fria

Foto: Lucas Amorelli, DC

Neste sábado (22), as instabilidades se afastam de Santa Catarina deixando o tempo estável e com predomínio do sol e temperaturas em elevação em todas as regiões, em grande parte do dia. Esse novo veranico antecede a passagem de uma frente fria, que até o domingo (23) à noite deve trazer chuvas e temporais para o Estado.

No sábado (22), as temperaturas mínimas variam entre 8°C e 15°C entre os planaltos, no Meio-Oeste, no Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana. Nas demais áreas ficam entre 13°C e 20°C. À tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 24°C e 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul e marcam entre 18°C a 27°C nas outras regiões.

Na madrugada do sábado haverá formação de nevoeiros em áreas do centro ao leste do Estado, que se dissipam ao longo da manhã. Há inclusive, condições para nevoeiros marítimos.

O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante norte em todas as regiões, com rajadas de até 70 km/h no Grande Oeste entre a madrugada e a manhã, e na costa durante a tarde. Segundo a Defesa Civil, existe risco para ocorrências relacionadas à queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.

Frente fria traz chuvas e temporais após o veranico

Após o final de semana com predomínio de sol, e temperaturas mais altas para a época do ano, a aproximação e passagem de uma frente fria deve mudar as condições do tempo em Santa Catarina, especialmente entre a noite do domingo (23) e no decorrer de toda a segunda-feira (24).

A influência da frente fria, somada à presença de uma corrente de ventos quentes e úmidos provenientes da região amazônica que estará direcionada para o Estado, deve contribuir para a formação de temporais com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.

Veja a previsão em cada região para o sábado (22)

Planalto Sul:
Temperatura Mínima: 9,7 °C
Temperatura Máxima: 23,5 °C
Condição do Tempo: Sol com algumas nuvens

Litoral Sul:
Temperatura Mínima: 13,7 °C
Temperatura Máxima: 29,3 °C
Condição do Tempo: Sol com algumas nuvens

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Comentarista de arbitragem diz que pênalti de Barreto foi “bem marcado”

Tigre perde para o Flamengo por 2 a 1, em Brasília

Dupla suspeita de lavar dinheiro milionário é presa em casa de shows em SC

Durante a operação, foram apreendidos veículos, celulares e documentos

Final de semana em SC terá sol e temperaturas próximas aos 30ºC

Embora os dias sejam quentes, as noites e madrugadas serão frias, com temperaturas variando entre 4°C e 10°C