Trânsito

Força-tarefa para retirar caminhões da BR-101 encerra em dez dias sem efeito nas estradas

Neste domingo, em uma hora, cinco caminhões passaram por minuto pela rodovia

Com apenas mais dez dias em vigor, a recomendação emitida pela Federação das Empresas do Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) para que os caminhoneiros não trafegassem pela BR-101 Sul em horários críticos da alta temporada, pouco surtiu efeito nas estradas.

Válida desde 15 de dezembro, se fosse cumprida, quem viajasse de carro não precisaria mais disputar espaço com veículos pesados em todas às sextas-feiras e aos domingos das 14h às 22h. Porém, ontem, 307 caminhões passaram pela BR-101, em Palhoça, entre às 16h42min e às 17h42min, uma média de cinco por minuto.

Há cerca de 50 dias, quando a recomendação foi divulgada, a promessa era de que ela poderia retirar 20 mil veículos pesados de circulação por dia, no período de 15 de dezembro até 31 de janeiro de 2013. Mas, neste domingo, o presidente da Fetrancesc, Paulo Lopes, afirmou à reportagem do Diário Catarinense que a meta não era tão audaciosa.

Segundo ele, se apenas 10% dos 13 mil caminhões que passam pela rodovia diariamente seguissem a recomendação, a classe já teria colaborado com a mobilidade neste verão. Lopes não soube informar se ela de fato contribuiu com o trânsito, resposta que a federação pretende divulgar depois de 28 de janeiro.

Na prática, para quem está na estrada com ou sem recomendação o trânsito continua lento e os motoristas ainda dividem o espaço com os caminhões em qualquer dia da semana e em todos os horários do dia. Para ter uma ideia de quantos efetivamente trafegam pela BR-101, o DC contou por uma hora todos os veículos pesados que passaram pelo km 214, em frente ao Shopping Via Catarina, em Palhoça, e foi muito caminhão para a prancheta, inclusive de empresas de transporte de carga de Santa Catarina (que teoricamente teriam recebido a recomendação).

Das 16h42min às 17h42min, horário crítico de congestionamento aos domingos, em ambos os sentidos o movimento foi intenso. Para o Sul, 149 caminhões passaram nestes 60 minutos e mais 158 no sentido Norte, totalizando 307 em um hora.

— Os caminhões representam apenas 30% do fluxo de veículos da BR-101 Sul, a retirada deles por si só não resolve o problema, o que fizemos foi uma colaboração, o foco não era melhorar o trânsito, era aumentar a segurança dos caminhoneiros — afirma Lopes.