Saúde

Fórum aprofunda discussão sobre a humanização do parto

Foto: Jhulian Pereira

Foto: Jhulian Pereira

Profissionais e público em geral se reuniram nessa segunda-feira (26), no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, para conversar, expor situações, trocar ideias e aprofundar o assunto parto humanizado. O 1º Fórum Perinatal pela Humanização do Parto e Nascimento, promovido pela Administração Municipal, via Secretaria de Saúde, dentro da programação da campanha Outubro Rosa, encerrou com saldo positivo. “Trazer esse assunto à tona e de uma forma tão bem tratada, com profissionais entendedores do assunto, é uma vitória para nós. Criciúma deu um passo importante neste dia e abriu uma discussão que a partir de agora só terá evoluções”, comenta o secretário municipal de Saúde, Paulo Conti.

O evento contou com palestras de médicos pediatras, obstetras, enfermeiras obstetras, doulas (como são chamadas as mulheres que prestam atendimento físico e emocional à gestante antes, durante e após o parto) e do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Mauro Canto da Silva, que falou sobre a Lei do Acompanhante. “Parabenizo a Prefeitura e a Secretaria de Saúde por realizar este fórum, essa discussão é de extrema importância para as mulheres e toda a sociedade”, afirma o promotor.

A campanha Outubro Rosa ainda contará com o Dia “D Unesc”, que será realizado nesta terça-feira, das 9h às 21h, com orientações e oferta de testes rápidos na Universidade, e encerra na quinta-feira (29), às 16h, no Parque das Nações, quando também será iniciada a campanha Novembro Azul, dessa vez em atenção à saúde dos homens. “São essas ações pontuais espalhadas por toda a cidade que, aliadas ao atendimento nas unidades de saúde e demais programas da Secretaria Municipal de Saúde, como o “Saúde na Empresa” e o “Mamãe Coruja”, que fazem de Criciúma a segunda melhor cidade em saúde dos municípios de porte médio, segundo divulgado pela revista IstoÉ. Vamos continuar investindo para atender bem a população e para que nossos índices melhorem cada vez mais ”, declara o prefeito Márcio Búrigo

Colaboração: Bruna Borges