Geral

Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial é criado em Tubarão

Foto: Priscila Ladislau/PMT

Foto: Priscila Ladislau/PMT

O município de Tubarão deu um importante passo rumo à criação do Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial. Em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (10), foi criada a comissão que tratará do tema no âmbito municipal.

O Fórum Permanente de Educação e Relações Étnico-Raciais já existe nas esferas nacional e estadual. “Agora, nosso desafio é trazer essa discussão para o município. Por meio da educação, vamos debater, discutir e contribuir para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza.

A comissão instituída nesse primeiro encontro é composta por representantes de diversos segmentos e terá, entre outras, a missão de sensibilizar, propor, analisar e apresentar, em diferentes níveis, a temática das relações étnico-raciais. “Já existem várias leis que tornam essa discussão obrigatória nas salas de aula, mas muitas vezes o professor não está instrumentalizado para tratar do assunto”, ressalta a presidente do Movimento Cultural de Conscientização Negra Tubaronense (MOCNETU), Alaíde Emília Cardoso Corrêa.

A intenção do fórum municipal é, justamente, provocar discussões sobre o tema para que a diversidade seja integralmente respeitada. “A escola tem que respeitar todo tipo de diferença e todos têm responsabilidade nesse processo. Vamos nos empenhar para que a diversidade não seja mais um fator de desunião em nossa sociedade”, ressalta o prefeito Olavio Falchetti.

A comissão se reunirá todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, na sede da Fundação Municipal de Educação, para elaborar o regimento interno e definir outras ações necessárias para a efetivação do fórum. “Políticas públicas referentes ao tema até já existem. No entanto, falta organizar e sistematizar as ações, para que elas, de fato, se concretizem”, observa Lúcia.

A primeira reunião de trabalho da comissão acontecerá no dia 1º de julho, às 14 horas, na Fundação Municipal de Educação.

Adriana Oliveira/Decom/PMT