Saúde

Fórum Parlamentar Catarinense indicará emenda coletiva para o Hospital Santa Catarina

Deputados federais e senadores fecharam acordo e incluíram a hospital na pauta do orçamento da União para 2014.

Foto: Felipe Muniz

Foto: Felipe Muniz

Um dos mais importantes hospitais da região Sul do Estado poderá receber recursos federais no próximo ano. Atendendo a pedido feito pessoalmente pelo prefeito Márcio Búrigo, o Fórum Parlamentar Catarinense incluiu entre as 15 emendas coletivas ao orçamento da União a proposta de liberação de recursos, na ordem de R$ 20 milhões, para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. A informação foi confirmada, nessa quarta-feira (27), pelo coordenador do órgão que congrega os representantes de Santa Catarina no Congresso Nacional, o deputado federal Marco Tebaldi em telefonema a Búrigo.

A proposta deverá ser encaminhada nos próximos dias e será avaliada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Segundo Tebaldi, o projeto foi defendido e aceito por todos os parlamentares catarinenses em reunião e deve avançar nas etapas ordinárias até ir à votação junto ao orçamento da União para 2014. “Quando for aprovado pelo Congresso Nacional vira Lei. Deste ponto em diante vai ser questão de trabalhar para reunir toda a documentação e os recursos para concretizar esse objetivo de toda a região”, explicou o deputado.

A mobilização e a adesão dos deputados e senadores foi recebida com alegria pelo prefeito Márcio Búrigo. Ele destaca este fato como um prêmio para a batalha, diante das dificuldades do Município de Criciúma, onde fica o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. “Emplacar uma emenda coletiva ratifica o anseio de toda a comunidade e certamente terá um peso muito maior junto ao Governo Federal”, acredita.

O assunto do Hospital Santa Catarina chegou aos deputados no dia 19, quando o Búrigo entregou um documento e fez uso das palavra para sensibilizar os deputados para incluírem a desejada emenda coletiva. “As verbas vão contemplar a finalização de toda a planta do hospital e a aquisição dos equipamentos necessários para colocá-lo em funcionamento. Será um avanço muito significativo para todo o Sul Catarinense, que tem nesse hospital uma referência em atendimento materno e infantil”, exaltou o prefeito.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC