Geral

Fotógrafa catarinense vence concurso internacional com imagem de mãe e filho após o parto

Registro em preto e branco foi feito em Joinville

Divulgação

Uma fotógrafa de Santa Catarina conquistou o primeiro lugar de um prêmio internacional com a imagem de uma mãe junto ao filho recém-nascido. A foto foi feita em um hospital de Joinville, no Norte do Estado, e mostra o bebê agarrado ao rosto da mãe, que está com lágrimas nos olhos, segundo o g1 SC.

— Para mim, interessa muito mais fotografar a verdade, transmitir a verdade dos momentos, com mais intensidade, é isso que vai ficar na memória — afirmou a fotógrafa Bárbara Aviz, em entrevista à NSC TV.

A imagem foi intitulada “Um toque de amor” e ficou em primeiro lugar no concurso anual de fotografia de parto, organizado pela Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Parto.

A mãe que aparece na imagem é a cirurgiã-dentista Tamara Pamplona e o momento captado pela fotógrafa começou com um susto, pois o bebê Benício nasceu prematuro.

— Todas as vezes que eu olho nessa foto, o meu olhar me transmite um mix. Um mix que ali, de fato, nasceu uma mãe. Um mix de medo, que toda mãe carrega. Um mix de alivio, de que deu tudo certo no parto, chorou, está aqui comigo. Um mix de incerto, está aqui comigo, e agora? Então esse registro que ela fez, especialmente dessa foto, ela me mostra uma imensidão — disse a mamãe.

Tamara, que não sabia que a imagem estava inscrita em um prêmio de fotografia, ficou orgulhosa.

— Quando ela me mandou um áudio explicando, a voz embargada e a intensidade do áudio, e os áudios explicando qual era o tipo de concurso que ela havia participado e sido premiada em primeiro lugar na categoria, eu me senti ainda mais lisonjeada — contou Tamara.

A fotógrafa Bárbara Aviz, que trabalha na área há mais de uma década, relata que assim que viu aquele momento sabia que essa não seria uma foto qualquer.

— Eu tinha tratado todas as imagens, já tinha enviado para a Tamara, e aí eu separei essa imagem e não enviei pra ela, até porque depois eu queria enviar para um concurso, que é um concurso muito difícil. Enviei e fiquei na expectativa e quando eu recebi essa premiação foi quando a Tamara soube, e aí encaminhei para ela a fotografia, para ela ter certeza que era essa imagem e foi muito especial — contou Bárbara.

Além de fotografar o parto de outras mães, Bárbara registrou o nascimento da filha.

— Veio a pandemia, eu acabei engravidando. Não poderiam entrar outros fotógrafos [na sala de parto] e eu já tinha essa vontade de fotografar, ter essa experimentação de eu fazer a foto da minha filha, do primeiro registro ser meu. E o meu marido arrumou toda a câmera para eu poder fotografar esse momento. Foi muito intenso — disse a fotógrafa.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea