Geral

Frente fria a caminho de SC traz combinação de temporais, enxurradas e alagamentos

A frente fria que se forma no Rio Grande do Sul deve se deslocar em direção a Santa Catarina e promover tempo instável, com risco para ocorrências meteorológicas

Foto: Metsul/Divulgação/ND

O tempo nesta sexta-feira (1º), que antecede a chegada de uma frente fria em Santa Catarina, será marcado pelo predomínio de sol no Grande Oeste, aponta a Defesa Civil.

Já da região dos Planaltos ao Litoral, o sol aparece em meio a nuvens e há condições para chuva isolada, em especial a partir da tarde.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Conforme o boletim meteorológico do órgão, essa condição é causada pela influência de um sistema de alta pressão, que atua na porção do Grande Oeste catarinense.

Já a nebulosidade e chuvas isoladas nas demais áreas é causada pela influência da circulação marítima.

O meteorologista Piter Scheuer destaca que as chuvas serão muito mal distribuídas pelo Estado. Ele afirma que a maior sustentação para a ocorrência de chuvas é causada pela alta temperatura e grande disponibilidade de umidade.

Scheuer também explica que há uma pequena chance de ocorrência de temporais no Estado, mas não estão descartados.

As temperaturas máximas à tarde variam entre 27°C e 31°C na maior parte do Estado, se aproximando de 32°C no Grande Oeste.

Sábado com condições para chuvas em Santa Catarina

No sábado (2), a circulação marítima mexe no tempo em Santa Catarina e mantém a presença e variação de nuvens no Litoral e áreas próximas, com condições para chuva, principalmente nos extremos do dia.

Ainda conforme a Defesa Civil, nessas áreas ocorrem boas aberturas de sol no decorrer do dia. Já nas demais áreas do Estado, o sol deve predominar ao longo do sábado.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 17°C a 20°C, com valores mais baixos nos Planaltos, onde se aproximam dos 15°C.

Na parte da tarde, as máximas ficam entre 28°C e 33°C em todas as regiões, com extremos acima de 35°C no Grande Oeste.

Frente fria a caminho de Santa Catarina!

No domingo (3), o tempo muda em Santa Catarina, com a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, no período da manhã o sol ainda aparece no Estado, mas no decorrer da tarde já há condições para pancadas de chuva e temporais isolados.

A pasta destaca que as instabilidades começam pelas áreas de divisa com o Estado gaúcho e se estendem para as demais regiões no final do dia.

Atenção! O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 19°C a 23°C, se aproximando de 16°C na Serra. À tarde as máximas ficam acima dos 30°C em todas as regiões, se aproximando dos 35°C no Grande Oeste e em pontos do Litoral.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Frente fria segue atuando com força nos próximos dias?

Na segunda-feira (4), a frente fria avança por Santa Catarina, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões, tendendo a ser mais intensa entre a tarde e a noite em áreas do centro ao leste catarinense.

Na terça-feira (5), o sistema se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de muitas nuvens, bem como a condição para chuva isolada no Estado, que tende a cessar no final da noite com a aproximação de uma massa de ar seco.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Frente fria passa por SC e deixa o tempo instável

Segunda-feira (4) tem risco de temporal isolado e temperaturas podem ultrapassar os 30°C.

VÍDEOS: Água toma conta da pista durante enxurrada na Serra do Rio do Rastro

O sistema de drenagem da rodovia não suportou o volume de água e a enxurrada tomou conta da pista de rolamento com forte intensidade.