Geral

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Alagamento registrado em Imaruí (Divulgação)

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco de alagamentos para Tubarão e Laguna nas próximas horas. A previsão indica chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul nas próximas duas horas. O alerta também diz que haverá rajadas de vento de 60 a 70 km/h para o Litoral Sul, Planalto Sul e Planalto Norte nas próximas três horas. A Defesa Civil também alertou para o risco de deslisamentos em Jaguaruna e Laguna na tarde desta sexta-feira.

A Epagri/Ciram registrou 80 mm de chuva no Litoral Sul, nos municípios de Laguna e Jaguaruna em apenas 12 horas (20h do dia 23 às 8h do dia 24/05). A previsão do órgão é de chuva persistente, acumulando chuvas de 70 mm a 100 mm em 12 horas, com pontuais mais elevados, em torno e acima de 120 mm.

Também há previsão de rajadas fortes e persistentes de vento sul, de 60 a 90 km/h. O vento mais forte ocorre na tarde e noite da sexta-feira (24) e madrugada de sábado (25). Esse vento deixa o mar muito agitado a grosso com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Risco de ressaca de Passo de Torres a Florianópolis. Assim o alerta é de condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

A Marinha do Brasil também fez um alerta para embarcações de que há condições favoráveis à ocorrência de ressaca entre o litoral das cidades de Torres (RS) e São Francisco do Sul (SC), com ondas de Sul a Sudeste, entre 2,5 e 3,0 metros, entre o dia 24 pela manhã e o dia 25 à noite.

Alagamento registrado pelas câmeras da Policia Militar no trevo de acesso à Jaguaruna (Divulgação)

Alagamentos já são registrados

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos nas cidades de Imaruí, Tubarão, Imbituba, Laguna e Pescaria Brava. Uma família está desalojada em Pescaria Brava. Os Bombeiros Militares também registraram uma ocorrência de resgate de uma mulher que ficou presa dentro do carro inundado no Bairro Oficinas, em Tubarão.

Alagamento registrado no Bairro Oficinas, em Tubarão (Divulgação)

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamento registrado em Tubarão (Divulgação)

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.