Geral

Frente fria e ciclone extratropical criam ‘combo’ caótico no tempo em Santa Catarina

O combo de uma frente fria e um ciclone extratropical mantém o tempo chuvoso com possibilidade de temporais e rajadas de vento de até 70 km/h em partes de Santa Catarina

Foto: Mapa Metsul e Freepik/Colagem/ND

O tempo nesta quinta-feira (18) apresenta instabilidades em grande parte de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil do Estado, essa condição está associada a uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão que atua sobre o Estado e promove chuva pontualmente moderada em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Ainda, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, um ciclone extratropical atuando em alto mar promove temporais isolados ao longo da sexta-feira (19) em todo o Litoral catarinense.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Além disso, a Defesa Civil aponta que as chuvas ganham força, entre a tarde e a noite, e há possibilidade de formação de temporais isolados com raios e chuva intensa e volumosa em algumas regiões catarinenses.

O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.

Com relação aos ventos, a pasta informa a possibilidade do vento soprar com intensidade fraca a moderada com rajadas entre 45 km/h e 70 km/h pelo Estado.

As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 25°C no Estado e as máximas oscilam entre 20°C e 26°C no Planalto Sul, na Grande Florianópolis, em parte do Meio-Oeste e do Planalto Norte, marcando entre 25°C e 37°C nas demais áreas, com as maiores temperaturas ocorrendo no Oeste e Extremo-Oeste.

O mar fica pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de direção Sul/Sudeste e alturas entre 1,5 m e 2 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e picos de 2,5 em alto mar e entre 1 m e 1,5 m, com picos de até 2 m em alto mar no Litoral Norte.

Frente fria e ciclone extratropical mantém o tempo chuvoso em Santa Catarina

Na sexta-feira (19), a frente fria segue se deslocando em direção ao Norte catarinense, diminuindo as instabilidades em áreas mais ao Sul do Estado e mantendo condições para temporais isolados nas áreas de divisa com o Paraná. Somando a isso, a circulação de umidade gerada por um ciclone extratropical mantém o tempo chuvoso no Litoral catarinense e áreas próximas.

O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de noroeste a sudoeste do Grande Oeste aos Planaltos e variam de sul a sudoeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Meio-Oeste ao Litoral.

No amanhecer, as mínimas oscilam entre 17°C e 21°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto Vale, e marcam entre 21°C e 24°C nas demais áreas. À tarde, temperaturas entre 26°C e 37°C no Estado, com as maiores temperaturas sendo esperadas para o Oeste, Extremo-Oeste e do Vale do Itajaí ao Litoral Norte.

Fim de semana de tempo firme no Estado?

No sábado (20), o dia inicia com tempo nublado, intercalando com algumas aberturas de sol e com momentos de chuva fraca a moderada pelo Estado, entre a tarde e a noite, as instabilidades atmosféricas intensificam, ocasionando pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite em todas as regiões.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 23°C no Estado e as máximas oscilam entre 26°C e 31°C em todo o Vale do Itajaí e no Litoral Norte, variando entre 24°C e 29°C nas demais regiões.

No domingo (21) a instabilidade diminui sobre o Estado, mas a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuva fraca a moderada entre o Meio-Oeste e o Litoral e instabilidades atuantes no Paraná causam chuvas nas áreas de divisa ao Norte catarinense.

Com informações do ND+

 

Notícias Relacionadas

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Semana começa com frio e tempo instável em SC

Segunda-feira amanheceu com temperaturas entre 4 e 16ºC no estado.

SC tem sol e até 40ºC; tempo muda a partir da tarde desta quinta-feira

Podem ocorrer temporais com rajadas de vento, raios e granizo em algumas cidades.

Vistoria é realizada após mar invadir ruas de Balneário Arroio do Silva