Geral

Frente fria e sistema de baixa pressão provocam ‘tempo caótico’ com temporais e granizo em SC

A frente fria associada a um sistema de baixa pressão trazem chuvas intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões de Santa Catarina

Foto: Montagem/Divulgação/ND

O tempo nesta terça-feira (27), é marcado pela presença de chuvas e temporais nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul nas primeiras horas do dia. Segundo a Defesa Civil, essa condição é causada pela formação de uma frente fria que pode trazer chuva intensa, rajadas de vento e granizo.

Frente fria deve se “aliar” a um sistema de baixa pressão

Ainda, a pasta informa que a frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina vai se “aliar” a um sistema de baixa pressão.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Conforme o órgão, o sistema avança em direção à Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e ao Norte do Estado ao longo do dia.

A combinação da frente fria e das instabilidades com o calor e a grande oferta de umidade favorecem o desenvolvimento de novos temporais nestas áreas a partir da tarde, especialmente no Norte do Estado, apontou o boletim da Defesa Civil.

Nestas regiões, o aquecimento consegue ser maior pela menor presença de nebulosidade durante a manhã causada pela frente fria, fazendo com que as máximas fiquem na casa dos 30°C.

Atenção! O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Já os ventos, sopram de quadrante Oeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 60 km/h.

Quarta-feira de tempo nublado em Santa Catarina?

Na quarta-feira (28), por conta da frente fria, o dia começa com tempo nublado em todas as regiões do Estado, aponta a Defesa Civil.

A partir da tarde, a combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão devem provocar pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões.

A Defesa Civil ressalta que o risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

As temperaturas no amanhecer variam entre 17°C e 22°C na maioria do Estado.

À tarde, as máximas superam os 30°C em todo o Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Extremo-Oeste, podendo chegar aos 34°C no Litoral Norte.

Temporais e chuva pontualmente intensa na quinta-feira

A quinta-feira (29) será mais um dia o qual inicia com predomínio de sol entre nuvens no Estado.

Contudo, a partir da tarde, a combinação de calor e umidade provocam temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões, especialmente nas áreas do Norte catarinense.

Segue o risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas, como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica, informou a Defesa Civil.

As temperaturas mínimas oscilam entre 17°C e 23°C pelo Estado, já as máximas variam entre 30°C e 34°C no Norte de Santa Catarina e Vale do Itajaí, ficam na casa dos 26°C no Planalto Sul e oscilam entre 28°C e 31°C nas demais regiões.

Sexta-feira e sábado de tempo firme no Grande Oeste e chuvas no Litoral

Na sexta-feira (1º), um sistema de alta pressão deixa o tempo firme no Grande Oeste e planaltos, porém nas áreas litorâneas o mesmo sistema provoca circulação marítima, mantendo o tempo encoberto e traz possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

No sábado (2), a condição é muito semelhante a de sexta, porém a circulação marítima deve perder intensidade.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

SC tem sol e até 40ºC; tempo muda a partir da tarde desta quinta-feira

Podem ocorrer temporais com rajadas de vento, raios e granizo em algumas cidades.

Frente fria passa por SC e deixa o tempo instável

Segunda-feira (4) tem risco de temporal isolado e temperaturas podem ultrapassar os 30°C.

Semana começa com frio e tempo instável em SC

Segunda-feira amanheceu com temperaturas entre 4 e 16ºC no estado.

VÍDEOS: Água toma conta da pista durante enxurrada na Serra do Rio do Rastro

O sistema de drenagem da rodovia não suportou o volume de água e a enxurrada tomou conta da pista de rolamento com forte intensidade.