Geral

Frente fria traz chuvas intensas para SC e Defesa Civil emite alerta importante

Conforme informações, a frente fria deve trazer chuvas intensas para o Estado, mas com mais intensidade nas áreas divisas com o RS

 

Foto: Luana Miguel/ND

A Defesa Civil emitiu um alerta nesta terça-feira (21) para chuvas e temporais intensos em Santa Catarina, para a quinta-feira (23) e sexta-feira (24). O órgão sugere que o fenômeno ocorrerá devido a passagem de uma frente fria pelo Estado.

As chuvas iniciam ainda durante a manhã da quinta-feira no extremo Oeste e, ao longo do dia, avança para as demais regiões, atingindo especialmente as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

O risco de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, e alagamentos pontuais é moderado nas áreas sinalizadas em amarelo e baixo nas áreas em verde. Há uma atenção especial para alagamentos e enxurradas pontuais.

Além disso, o órgão revela que as temperaturas vão subir em relação aos dias anteriores, com variações entre 25°C e 32°C na maioria do Estado durante a tarde.

Quarta-feira terá chuvas?

A Defesa Civil aponta que as chuvas não devem aparecer na quarta-feira (22). No entanto, no final do dia, devido à circulação marítima, a nebulosidade pode aumentar em algumas regiões.

Mas durante a manhã, uma massa de ar seco continuará influenciando o tempo em Santa Catarina. O dia começará ensolarado no Grande Oeste, enquanto haverá variação de nuvens na Serra, Vale do Itajaí e Litoral.

Essas nuvens devem dissipar-se ao longo da manhã, resultando em predomínio de sol.

Os ventos variam de Noroeste a Nordeste, com temperaturas mínimas entre 10°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 13°C a 20°C nas outras regiões.

As máximas ficarão entre 17°C e 22°C nos pontos mais altos da Serra, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, 25°C a 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul, e de 21°C a 25°C nas demais áreas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Não há riscos para ocorrências meteorológicas significativas nesta quarta-feira.

Atenção às chuvas!

Com a aproximação da frente fria, é importante que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.

A Defesa Civil solicita que a população evite áreas sujeitas a alagamentos ou atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. As atividades ao ar livre devem ser evitadas.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município