Geral

Frente Parlamentar do Carvão Mineral pede apoio ao BNDES

Foto: Franciele Fernandes

Foto: Franciele Fernandes

Uma audiência com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, no Rio de Janeiro, reuniu os representantes da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), liderada por Fernando Zancan, para reivindicar apoio ao setor carbonífero nacional.

O Ministério de Minas e Energia publicou em 30 de abril a Portaria nº137 e, divulgou o dia 29 de agosto como data da realização do próximo leilão de energia nova A-5, oportunidade em que o setor do carvão mineral poderá participar com projetos de cerca de R$ 10 bilhões em investimentos.

“Solicitamos que as usinas termoelétricas que utilizam o carvão mineral disponham das mesmas condições de crédito que aquelas que utilizam o gás natural e sugerimos que se equalize o financiamento da fonte termoelétrica a carvão com outras fontes, sendo a remuneração básica do BNDES reduzida para 0,9%, custo financeiro para 100% da TJLP, sua participação máxima aumentada para 70% e o prazo para 25 anos. O presidente do BNDS analisará nosso pedido”, informou o deputado federal Ronaldo Benedet, que também participou do encontro.

Colaboração: Franciele Fernandes