Geral

Funcionários da Celesc buscam conciliação com a empresa

Foto: Arquivo 2015 / Sinergia

Foto: Arquivo 2015 / Sinergia

Para tentar alguma negociação e conciliação com os empregadores, os funcionários das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc se reunirão com a empresa hoje. O encontro será às 13h, no Ministério Público do Trabalho de Florianópolis, com a base sindical. Em três dias de paralisação, a abrangência da greve chega à 90% em todo o estado de Santa Catarina, após a categoria se mobilizar e ganhar mais força no dia de ontem. Ao todo, são cerca de 3 mil profissionais em greve.

O reajuste dos trabalhadores está sendo negociado desde o dia 25 de agosto, quando eles solicitaram cerca de 9% de aumento salarial, com base na inflação do período. No entanto, a empresa está oferecendo apenas 4,28% mais abono salarial de R$ 1,2 mil. Porém o sindicato não se mostra tão confiante para o lançamento de uma proposta que atenda as reivindicações dos funcionários. "Como teve reunião do conselho, a informação que temos é que a empresa não irá apresentar nada de dife-rente", avalia o coordenador do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região – Sinergia, Mario Jorge Maia.

O Ministério do Trabalho, assim como a Superintendência Regional e Trabalho e Emprego, foi procurado pelo Sinergia para que os próximos encaminhamentos da greve pudessem ser agendados. Mesmo com a greve, no domingo de eleições (2), a Celesc irá trabalhar em sistema de plantão, caso ocorra algum imprevisto. Os atendimentos dentro das agências da Celesc, no entanto, seguirão interrompidos caso não existam acordos.

Com informações de Denise Possebon / Clicatribuna