Geral

Galerias chegam a 210 metros de escavação no Morro do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Somando a extensão escavada nos emboques Norte e Sul do futuro túnel no Morro do Formigão, o consórcio JDantas-Novatecna atingiu, nesta quarta-feira, 210 metros de trabalhos realizados, nesta primeira fase de obras. O consórcio, contratado pelo DNIT para a construção do túnel, tem trabalhos divididos em duas frentes, para agilizar a abertura da galeria. O empreendimento está localizado entre o km 337,8 ao km 338,7 da BR-101 Sul catarinense, no município de Tubarão.

Iniciado no mês de setembro passado, o emboque Norte avança primeiro, contando com 130 metros escavados na primeira fase de obras. As detonações de explosivos para escavação de rochas foram iniciadas no emboque Norte no dia 27 de abril de 2013, abrindo espaço aos equipamentos e trabalhadores prepararem a frente de obras, o acesso de serviço e o local de construção de Centro de Comando e Operações (CCO).

Os trabalhos de escavação e fixação do talude, na encosta Sul do Morro do Formigão, foram realizadas antes da abertura nesta frente de obras, onde a galeria já avançou 80 metros. O consórcio realiza detonações de explosivos intercaladas, nos dois emboques, para agilizar o processo construtivo. O ciclo de trabalhos é iniciado com a perfuração da parede de rochas, realizada por equipamento hidráulico, semelhante a escavadeira, com braços mecânicos onde estão instaladas lanças perfuratrizes, deixando abertos os furos onde são instalados os explosivos. Após a detonação seguem a remoção do sedimento, a retirada de alguma ponta rocha não extraída. No teto são instalados tirantes (barras) de metal no teto, com 4,5 metros de comprimento, para reforço. Quando finalizada a aplicação de concreto por hidrojateamento nas paredes e teto é finalizada, inicia-se nova série de furos, recomeçando o ciclo de escavação.

O avanço das escavações no túnel de transposição do Morro do Formigão será feita em duas etapas. A primeira, em execução, vai retirar a calota superior e dar forma ao teto e paredes. A segunda etapa vai rebaixar a galeria o nível de pista.Quando pronto, o túnel para transposição do Morro do Formigão totalizará 900 metros, sendo 530 metros de extensão em rocha escavada e mais 370 metros nos acessos necessários aos dois emboques. De acordo com o projeto, o túnel terá dez metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

Atenção aos horários de detonação – Os usuários da BR-101 Sul catarinense devem atentar para a alteração no horário das detonações para escavação da galeria do túnel no Morro do Formigão. Anteriormente, eram definidos até dois trabalhos diários, porém, agora, as detonações acontecerão das 07:00 horas até às 20:30 horas, de segunda-feira a sábado. Com o final do Horário Brasileiro de Verão no próximo dia 16 de fevereiro, o término dos trabalhos de detonação será às 18:00 horas.

A mudança é necessária devido ao ciclo de escavação estar avançando em ritmo acelerado, com trabalhos sendo realizados em tempo integral, reduzindo o intervalo entre as remoções de rocha. Aos motoristas, atenção redobrada a interrupção do tráfego de veículos entre o km 337 ao km 339, em ambos os sentidos de fluxo, durante as detonações de explosivos para escavação de rochas. Seguindo o histórico de atividades na obra, a interrupções no tráfego da rodovia federal dura entre dez a 15 minutos, na eficácia dos procedimentos de detonação, não comprometendo o fluxo de veículos em qualquer horário.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC