Geral

GeraçãoTec abre processo seletivo no Sul

São 60 vagas para Criciúma e 35 para Tubarão

Jovens de Criciúma, Tubarão e região, com mais de 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino médio ou concluído podem participar do processo seletivo do GeraçãoTec, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). As inscrições devem ser feitas pelo site www.geracaotec.sc.gov.br, até 11 de junho, às 16h.

Vão ser oferecidas 60 vagas, em Criciúma, para os cursos de Java e Power Builder. Já, para Tubarão, vão ser oferecidas 35 vagas para o curso de Suporte/Help Desk. A duração prevista é de 260 horas-aula, com previsão de início em junho, no período matutino. Os cursos foram selecionados conforme a demanda por profissionais, de cada município. Vão ter preferência na seleção e composição das turmas, considerando o limite de vagas possíveis para cada curso, candidatos que ainda não tenham participado do programa GeraçãoTec. As provas acontecem às 10 horas, nos dias 04 e 13 de junho, no Senai de Criciúma e, nos dias 05 e 12 de junho no Senai de Tubarão.

O levantamento inicial do mapeamento apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o GeraçãoTec mapeou 12 cidades do Estado, durante dois meses. Para este ano foi firmada uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Santa Catarina para a prática dos estágios.

Os cursos do GeraçãoTec são gratuitos e duram cerca de quatro meses. Podem participar jovens e adultos a partir de 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino médio ou ter concluído, ter conhecimento básico em informática e em raciocínio lógico e não estar empregado em atividades relacionadas à TIC.

Lançado em 2011, o programa já formou 2092 pessoas em 12 cidades do Estado. Em Criciúma, 62 pessoas foram capacitadas no último ano. Em Tubarão, 49 pessoas foram capacitadas no último ano, com o apoio da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014.

Colaboração: Emerson Teixeira