Saúde

Gerência de Saúde da 22ª SDR define ações para padronização das demandas judiciais

A Gerência de Saúde da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá realizou na tarde da última sexta-feira (17), uma reunião técnica com profissionais farmacêuticos dos 15 municípios da região. A pauta da reunião foi à implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão – POPs e Comissão de Farmácia, com objetivo de minimizar o processo de judicialização.

O Secretário Regional, Ademir da Silva, participou da abertura do encontro e falou da importância da integração entre os farmacêuticos e a Gerência de Saúde da 22ª SDR, visando mais otimização do trabalho, diminuindo o número de pedidos de medicamentos e exames via justiça.

A Gerência de Bens Judiciais – GEJUD da Secretaria de Estado da Saúde é a responsável pela logística de distribuição dos medicamentos e insumos judiciais à Regional de Saúde de Araranguá e solicitou que fosse cobrado na integra a aplicação dos Procedimentos Operacionais Padrão – POPs, na distribuição dos medicamentos/insumos da via Judicial.

“Nosso objetivo é buscar a garantia de que todos os meios propostos pelo Sistema Único de Saúde – SUS sejam utilizados pelos profissionais, evitando a judicialização desnecessária e possibilitando o cumprimento daquelas onde realmente necessita”, explica a Gerente de Saúde da SDR, Patrícia Gomes Jones Paladini.

As demandas judiciais de medicamentos e insumos é uma atividade desenvolvida em conjunto pelo Estado e municípios, mas coube a Regional organizar os procedimentos administrativos e as responsabilidades que devem ser adotadas nas demandas judiciais de prestação de assistência a saúde.

“Sendo assim, o intuito da reunião foi para que todos os municípios participem e colaborem para que possamos concretizar a padronização dos procedimentos judiciais dentro dos parâmetros desejados, conferindo eficácia no atendimento aos usuários e a otimização de gastos excessivos nos cofres públicos”, finaliza Adaiane Daros, farmacêutica bioquímica da 22ª SDR.

Colaboração: Carla Costa / Comunicação 22ª SDR Governo de SC

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