Geral

Governo de Lauro Müller faz palestras em escolas para prevenção e combate ao mosquito da dengue

Ações são realizadas pela Secretaria de Saúde, voltadas para alunos de escolas públicas municipais e estaduais.

Divulgação

O Governo do Município de Lauro faz, nesta semana, a última rodada de palestras para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya. A ação é desenvolvida em escolas públicas do ensino municipal e estadual, com visitas feitas nos estabelecimentos, com objetivo de alertar os alunos sobre os riscos das doenças transmitidas pelo inseto e os cuidados para evitar a proliferação dele no município. A campanha informativa é conduzida pela Secretaria de Saúde, através do Serviço de Vigilância em Saúde.

Segundo o agende de vigilância, Edson Mazzucco, a intenção das palestras é o repasse de informações, orientações e a conscientização dos alunos para os cuidados básicos para evitar que focos do mosquito transmissor se criem no município. “Com a chegada do verão, os cuidados são necessários, principalmente para evitar o acúmulo de água e lixo”, afirma o agente. As palestras são acompanhadas da distribuição de folders com a identificação dos sintomas das três doenças, informações sobre o Aedes aegypti e como eliminar os potenciais criadouro de larvas do inseto.

O trabalho de orientação nas escolas é ostensivo e abrange, além dos alunos, os profissionais dos estabelecimentos de ensino. As palestras estão sendo bem recebidas, com alcance positivo, segundo Mazzucco. “Os alunos nos fazem bastante perguntas. Vamos continuar os trabalhos até o final do mês”, conta.

O Ministério da Saúde adverte que, para evitar novos focos do mosquito causador da dengue, zica e chikungunya, é preciso adotar medidas simples, mas eficazes. É preciso tapar os tonéis e caixa d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela. Semanalmente é preciso preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Chapecó, Palhoça e Biguaçu terão escolas estaduais no modelo cívico-militar em SC

Serão entregues 12 salas de aula; biblioteca com dois pavimentos; dois laboratórios de tecnologia; dois laboratórios multiuso com bancadas para disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática; refeitório; auditório; ginásio e teatro arena a céu aberto.

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.

CDL premia ações de sensibilização ambiental em escolas municipais de Lauro Müller

O Projeto do CDL na Escola teve como tema, na edição deste ano, “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)