Geral

Gripe A: SC tem mais casos que o Paraná

Somente locais credenciados podem realizar a vacinação. Mais vacinas contra a gripe devem chegar

No Estado, já foram confirmados 365 casos de Gripe A. Destes, 33 pessoas vieram a óbito. No Paraná, foram 64 casos e cinco mortes. No Rio Grande do Sul, no total, 26 casos foram contabilizados e cinco óbitos. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), não existe um motivo para que o número de casos esteja superior em Santa Catarina em comparação aos outros Estados.

“É um quadro complexo. Não há como prever a circulação do vírus da Gripe A (H1N1). O que sabemos é que o frio e a umidade ajudam na proliferação. Outro fator importante é a presença de pessoas suscetíveis, ou seja, sensíveis ao vírus”, explica o diretor do Dive, Fábio Gaudenzi. O diretor ainda destaca que, em 2010, os casos no Paraná foram superiores a Santa Catarina.

As gerências de saúde de Tubarão, Braço do Norte e Laguna contabilizaram, no total, 28 casos. Em Tubarão, são 13 casos de Gripe A. “Veja, 13 casos em uma população de milhares de habitantes é um número dentro do esperado”, revela Fábio. “Não há epidemia ou surto”, complementa.

Fábio afirma que o órgão está ciente de que o vírus está circulando com mais força este ano em comparação aos dois últimos anos. Mas destaca que no ano passado foram registrados, no Estado, 1,6 mil óbitos por doenças respiratórias. “É importante focar na prevenção de qualquer tipo de doença. A etiqueta da tosse, por exemplo, previne uma infinidade de doenças”.

O diretor destaca que não há necessidade de ampliar o grupo de risco da vacina. O Ministério da Saúde determinou que idosos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e doentes crônicos fossem imunizados.

Diário do Sul