Turismo

Grupos de visitantes deverão contratar guia em Laguna

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

Os grupos ou excursões de turismo que visitarem Laguna deverão, a partir de hoje, solicitar o acompanhamento de um guia regional de turismo, devidamente cadastrado. O governo municipal regulamentou, por meio de lei, a atividade de guia regional de turismo na Cidade Juliana. 

Os profissionais devem, obrigatoriamente, estar cadastrados no Ministério do Turismo, na secretaria municipal da pasta e na Embratur. Os guias de turismo não cadastrados na Embratur, mas que estejam vinculados há mais de dois anos na associação de classe do município, poderão atuar, desde que estejam registrados na secretaria municipal de turismo. 

Eles terão até cinco anos para se capacitar como guia regional. Para fiscalizar a aplicação desta lei, serão confeccionados adesivos para identificar grupos ou excursões que utilizam o serviço do guia de turismo regional. 

O profissional estará identificado com crachá emitido pelo Ministério do Turismo e tem como atribuições acompanhar e orientar com informações as pessoas ou grupos em visitas e excursões, ter acesso aos veículos de transporte turístico e acesso gratuito aos pontos turísticos quando estiver atuando como guia.

A secretaria de turismo e o departamento de fiscalização serão responsáveis pelo acompanhamento. As infrações podem resultar em advertência e multa.