Geral

Gruta de São Jerônimo recebe mutirão de limpeza em Orleans

A chuva fina que caiu durante toda a manhã deste sábado (27) não foi o suficiente para desmotivar as pessoas que participaram do mutirão para limpeza da Gruta de São Jerônimo, em Orleans. Os trabalhos duraram cerca de duas horas e foi fruto de uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente – Famor e o Departamento de Cultura e Turismo do município. Também auxiliaram nos trabalhos, a tropa sênior do Grupo de Escoteiros Encostas da Serra, coordenada pelo chefe, Fernando Monteiro Baltazar, e alguns moradores da localidade.

A limpeza consistiu na poda de árvores, limpeza de valas, roçada em torno da gruta e coleta de lixos espalhados. “O local estava praticamente desolado. Mas, foi possível identificar a presença de fiéis, pois encontramos restos de velas, supostamente colocadas durante orações às imagens de alguns santos que ainda podem ser encontrados no local”, apontou a bióloga da Famor, Thatiane Cordini Fernandes.

Diversas imagens de santos foram destruídas por vândalos. Durante a coleta do lixo, embalagens plásticas, garrafas e até preservativos foram recolhidos do chão. “É falta de consciência com o bem de todos. Este local é espaço santo e que deve ser utilizado para um momento de reflexão, tendo em vista o contato com a natureza, o silêncio e as imagens das santidades”, destaca Leomar Brugnara, diretor do Departamento de Cultura e Turismo.

Segundo Brugnara, a prefeitura deverá em breve instalar bancos na gruta. Imagens dos santos podem ser colocadas por moradores ou fiéis nos próximos dias. “Deixamos a disposição das pessoas, por optar quais as imagens que serão colocadas novamente nos espaços vazios. Agradeço desde já a colaboração de todos os amigos que hoje, realizaram uma ação para nossa cidade”, finaliza o diretor.

[soliloquy id=”89256″]