Geral

Guarda do Embaú é a única praia do Brasil com título de ‘Reserva Mundial de Surfe’

Ao todo são 12 praias em todo o planeta com esse certificado, sendo cinco na América Latina

Foto: Br Sul Surf

Santa Catarina tem a única praia do Brasil com o título de “Reserva Mundial de Surfe”. A praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, é a detentora do certificado pelo programa da ONG Save The Waves Coalition, dedicado a preservar e proteger áreas da modalidade em todo o mundo.

Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça


A Guarda do Embaú é a nona Reserva Mundial de Surfe e a primeira do Brasil. O local fica a 46 km de Florianópolis, ao lado do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina.

Em contato com o ND+, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD), afirmou que o reconhecimento da praia como a única do Brasil com o certificado ajuda a potencializar a atividade turística na cidade.

“Além das belezas naturais, Palhoça possui uma diversidade turística que inclui uma ampla oferta gastronômica, uma rede de hospedagem de excelente nível e uma população que acolhe os visitantes de braços abertos”, pontua o prefeito.

“Dessa forma, o reconhecimento da Guarda do Embaú como uma das únicas reservas de surfe do mundo potencializa a atividade turística em nosso município fazendo do setor um importante vetor para o desenvolvimento de toda a nossa região”, completa.

Para a secretária de turismo de Palhoça Mara Prim, outro aspecto que chama a atenção para a praia é que a prática do surfe no local não se limita apenas ao período do verão.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“A prática do surfe faz parte da história de Palhoça e da Guarda do Embaú. E um aspecto bastante positivo dessa modalidade é que ela não é sazonal, ou seja, durante todos os meses do ano encontramos surfistas que se encantam com as nossas praias”, disse a secretária ao ND+.

“Assim, ter uma reserva mundial do surfe em nosso município é uma grande felicidade e um convite para que os turistas do Brasil e de todo o mundo venham conhecer e descobrir os encantos de nossa cidade”, completa.

Conheça as outras praias na América Latina com o certificado de ‘Reserva Mundial de Surfe’:

Huanchaco, Peru

A praia Huanchaco fica há cerca de 20 minutos de distância saindo de Trujillo. O local fica em uma pequena vila de pescadores com o mesmo nome.

Praia de Todos Santos, México

Localiza na costa do Pacífico mexicano, o local é considerado o berço do surfe no México, uma vez que é caracterizado por conta da alta qualidade de suas ondas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Punta de Lobos, Chile

A Punta de Lobos é uma pequena praia que fica dentro da cidade de Pichilemu, no Chile. O local possui ondas de um até 10 metros de altura. Além disso, a praia é conhecida pela biodiversidade, com variedade de espécies marinhas.

Praia Hermosa, Costa Rica

O último local a ter o certificado na América Latina é a praia Hermosa, localizada na província de Guanacaste, na Costa Rica. O local recebeu o título em função da biodiversidade da área.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+