Geral

Guarda-vidas começam a ser treinados

Atualmente, algumas praias já contam com o atendimento de guarda-vidas militares e civis. Para a operação deste ano, um efetivo de aproximadamente 130 homens vai atuar em 25 pontos da região

Com o clima mais quente, o destino de muitas pessoas nos fins de semana são as praias da região. Com o movimento nos principais balneários, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou o treinamento dos guarda-vidas que atuarão nesta temporada de verão. Cerca de 130 homens, entre militares e civis, ocuparão os 29 postos de guarda distribuídos em 25 pontos da região, entre Garopaba e Jaguaruna.

As turmas de guarda-vidas começaram a ser treinadas nesta semana. Exercícios de natação, entrada e saída de arrebentação, resgate de vítimas, primeiros socorros e recuperação de vítimas afogadas integram a capacitação.

Nesta temporada, o trabalho começou um mês mais cedo do que nos anos anteriores. Isso porque foi realizada uma administração diferenciada de recursos, o que garantiu a reserva dos valores necessários para cobrir os custos da operação.

Segundo o comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Sandro Martins, o custo para manter o efetivo nas praias é aproximadamente R$ 800 mil.

Além de conseguir iniciar as atividades mais cedo nos pontos que requerem maior atenção em função do grande movimento de banhistas, está em processo de licitação um novo jet-ski e um quadriciclo para ficar com a companhia de Garopaba, além de uniformes para os guarda-vidas civis e militares.

“Com este incremento, conseguiremos realizar um bom trabalho de cobertura da área sob a nossa responsabilidade”, destaca o capitão.

Atenção nas cores

O Corpo de Bombeiros Militar utiliza bandeiras indicativas para orientar os banhistas quanto aos locais seguros e os que oferecem algum risco. Bandeira verde ou azul representa segurança naquela área. Amarela significa atenção. Quando a indicação for vermelha, o banhista deve evitar o ponto já que há correnteza forte puxando para o fundo do mar.

Os guarda-vidas civis

O treinamento o dos voluntários será feito durante todo este mês. Cada um dos guarda-vidas civis selecionados recebe uma ajuda de custo de R$ 100,00 por dia trabalhado.

O treinamento termina no dia 7 do próximo mês, quando os voluntários irão se juntar aos guarda-vida militares que já atuam na região. A Operação Veraneio termina em 15 de março.

Notisul