Geral

Hipertensão é tema de reunião em Orleans

Uma equipe da rede Sesi Farmácias e gestoras Secretaria de Saúde de Orleans tiveram um encontro com o objetivo de apresentar os resultados da Campanha Estadual de Prevenção à Hipertensão Arterial SESI Farmácias 2012, que atingiu 23.532 pessoas em Santa Catarina.

A apresentação dos resultados foi realizada pela consultora farmacêutica do Sesi Farmácias, Kênia de Farias. “Além dos resultados da campanha, foram abordados assuntos como o Programa Aqui tem Farmácia Popular e Medicamentos Genéricos, principalmente no que se refere à otimização do acesso aos medicamentos utilizados para o controle da Hipertensão Arterial no Brasil”, detalha Kênia. Também foi entregue um vídeo sobre os principais resultados obtidos pela campanha.

“Foi um encontro bastante produtivo, pois os dados apontados podem contribuir para estratégias ou ações de prevenção no contexto da saúde cardiovascular e melhoria da qualidade de vida. Essa é mais uma das ações da secretaria para qualificar ainda mais os nossos profissionais, humanizando e melhorando o atendimento”, destaca a secretária de Saúde, Hirânia Maria Cascaes Nazário.

Principais dados populacionais de prevalência encontrados na população pela pesquisa do SESI:

35,7% dos participantes responderam ter Hipertensão Arterial diagnosticada pelo médico;
25% apresentaram pressão alta, acima de 14 por 9 (140/90mmHg);
54,9% estão acima do peso ideal;
77% não praticam a quantidade mínima de atividades física como fator de prevenção cardiovascular;
22,5% relataram ter colesterol alterado;
13,2% relataram ser fumantes.

O relatório geral da campanha pode ser acessado em: www.campanhahipertensao.com.br .

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Prefeitura de Orleans