Segurança

Homicídio: cinco suspeitos são detidos por autoria de crime, em Laguna

Conforme a polícia, as investigações apontam desentendimentos entre a vítima e o mandante como motivação do crime.

Foto: Elvis Palma / Divulgação / Notisul

Foto: Elvis Palma / Divulgação / Notisul

Cinco homens envolvidos em um homicídio ocorrido no fim do ano passado, em Laguna, foram detidos nesta sexta-feira no município. O grupo é suspeito de assassinar Marco Aurélio Antônio Nascimento, de 38 anos, no dia 28 de dezembro na localidade de Ponta das Pedras.

Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil – PC, por meio de uma equipe da Divisão de Investigação Criminal – DIC, com apoio operacional da Polícia Militar – PM, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisões preventivas, no bairro Magalhães. As ordens judiciais são referentes à investigação sobre a morte de Marco Aurélio.

Foram presos preventivamente o suposto mandante do crime, um homem de 34 anos, mais um jovem de 20 anos (envolvido com a execução) e o pai deste, de 39, que auxiliou na fuga. Também foram conduzidos à delegacia dois adolescentes, de 16 e 17 anos.

O mais jovem, irmão do investigado de 20 anos, é apontado como o executor dos tiros. O outro estava na casa, onde foram encontradas duas petecas de cocaína e maconha. Este, a princípio, acredita-se que não tenha envolvimento direto no homicídio, apesar de fazer parte do mesmo grupo suspeito.

“As investigações apontam como motivação do crime desentendimentos entre a vítima e o mandante. Meses antes da morte, havia uma denúncia da vítima contra o morador de 34 anos, como chefe do tráfico na comunidade de Ponta das Pedras. O homem de 39 e seus filhos atuavam na venda de drogas naquela área”, informa o delegado responsável pela DIC, Rubem Thomé Filho.

A trama

Conforme as investigações, o crime teria ocorrido após o mandante ter encontrado Marco Aurélio em um bar. O homem acionou pelo celular os irmãos de 16 e 20 anos para eles matarem a vítima. “Armaram uma emboscada. Chegando lá, o adolescente atirou. Percebendo que ele ainda não havia morrido, o de 20 anos falou para o mais jovem disparar mais vezes. Foi o que ele fez”, relata Rubem. Na saída do estabelecimento, a polícia destaca que o pai da dupla aguardava os filhos em uma embarcação e os conduziu até a localidade conhecida por Alagamar, onde ficaram escondidos por um tempo.

As buscas

Durante o cumprimento do mandado na casa do suspeito de 20 anos, ele recebeu os policiais com uma garrucha de calibre 32 com a numeração raspada. Para entrar no imóvel, a guarnição precisou dominá-lo. Na residência do pai da dupla, onde ele mora com o filho adolescente de 16 anos, também foram encontradas drogas. Diante dos fatos, foi instaurado um Auto de Apuração Infracional contra este jovem.

O crime

Marco Aurélio morreu após ser alvejado por volta das 21h15min no bairro Ponta das Pedras. Segundo o site Notisul, ele e a esposa estavam em um bar localizado em uma antiga associação, na estrada geral da comunidade. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar, encontrou a vítima atingida por três tiros. Um acertou a face, outro a coxa e o terceiro a lateral do abdômen.