Geral

Hortaliças cultivadas por acadêmicos de Agronomia são doadas a entidades de Orleans

Nesta quarta feira (21), acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, juntamente com a coordenadora do curso, professora Jainaina Veronezi Alberton, realizaram a doação de hortaliças cultivadas em sistema semi-orgânico na área experimental do Unibave. A horta faz parte de um projeto integrador desenvolvido no curso, envolvendo várias disciplinas, entre elas Manejo e Conservação do Solo e Olericultura e Horticultura.

A elaboração dos canteiros e plantio das mudas foram realizadas no início do semestre. Agora, parte das hortaliças já se encontram em ponto de colheita. Muitas espécies estão ali sendo cultivadas, como alface, rúcula, repolho, rabanete e temperos verdes.

Nesta quarta-feira, as entidades beneficiadas foram a Apae e as creches Rio Belo, Hilza Pedoni e Flávio Bússolo, de Orleans. As hortaliças foram recebidas com entusiasmo pelos professores e dirigentes das entidades, que agradeceram o gesto.

Apenas uma pequena parte do que foi cultivado foi doado. Até o final do semestre letivo serão feitas mais doações. Alguns colaboradores do Unibave também receberam dos acadêmicos as hortaliças.

De acordo com a professora Janaina, elaborar, manejar e conduzir as hortas faz parte do aprendizado dos acadêmicos, pois apesar de parecer ser uma tarefa simples, eles tinham metas a cumprir, como por exemplo, manejar um solo de propriedades físicas e químicas consideradas ruins e fazer que o mesmo se tornasse produtivo.

“As equipes tiveram que tomar decisões baseadas nos conhecimentos adquiridos em sala de aula e o resultado foi surpreendente. Apesar de todos os pontos negativos que o solo apresentou, os acadêmicos conseguiram produzir hortaliças com altíssima qualidade”, relatou a professora.

Janaina ainda frisa o ato positivo da doação. “Um ato bastante positivo, pois fez com que os acadêmicos e professores, não só do curso, mas de toda a instituição, pudessem levar o conhecimento e a técnica adquirida no Unibave até a comunidade ao seu redor, ultrapassando os muros da instituição”.

Colaboração: Comunicação Unibave

[soliloquy id=”153200″]