Saúde

Hospital São Donato abre ala de ortopedia, em Içara

Iniciativa se torna realidade devido à parceria firmada com o Hospital São José, de Criciúma, e passa a funcionar nesta segunda-feira.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital São Donato, de Içara, passará a oferecer um novo serviço à comunidade da Região Sul do estado a partir desta segunda-feira (14). A ala de ortopedia estará à disposição para atender a população.

Conforme o diretor da unidade hospitalar, Júlio De Luca, a iniciativa se torna realidade devido a parceria firmada com o Hospital São José, de Criciúma. “Os atendimentos serão realizados todos os dias, inclusive, nos sábados e domingos”, enfatiza.

Ele explica que o Hospital São Donato coloca a estrutura ao dispor do Hospital São José para que os atendimentos sejam realizados. Ainda segunda De Luca, estarão disponíveis os atendimentos de emergência em ortopedia, o que fica dentro da capacidade do hospital.

“Nós podemos atender a média complexidade. Se for alta, o paciente tem que procurar atendimento em outra instituição”, explica. Recentemente, com o fechamento da maternidade do Hospital Municipal Henrique Lage, de Lauro Müller, o São Donato passou a receber um número maior de pacientes.

“Aumentamos em pelo menos 10% o movimento desta especialidade. Ao todo, são 100 partos realizados por mês”, fala. Ainda conforme o diretor, para ter um atendimento completo, o HSD ainda precisa incluir a pediatria na estrutura, para isso, uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, está sendo firmada. “A universidade, que é um bom parceiro, também tem a ideia de levar alguns alunos para o hospital”, fala.

Negociação com os trabalhadores

Nesta semana, os trabalhadores realizam assembleia para avaliar as propostas dos patrões com relação ao dissídio da categoria. O Hospital São Donato oferece 50% do INPSC em cinco parcelas a partir de janeiro sem pagamento do retroativo. “Nós gastaríamos de dar mais, mas os hospitais não têm condições de oferecer muito. Sempre pago a folha em dia. Se aumentar o salários além do que podemos cumprir, podemos acabar atrasando”, comenta.

A categoria pede reajuste de 3% de aumento real mais INPC do período, vale-alimentação de R$ 250, redução da jornada e plano de saúde.

Com informações do Portal DNSul