Saúde

HSJosé realiza duas captações de órgãos na mesma noite

Foto: Katia Farias

Foto: Katia Farias

Na noite de ontem a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HSJosé de Criciúma, realizou duas captações de órgãos. Os pacientes, um homem de 53 anos e uma mulher de 55 anos, ambos moradores de Criciúma, foram os doadores. O procedimento aconteceu após a constatação da morte encefálica ser confirmada pela neurologista Drª Gisele de Medeiros.

Apesar da triste situação, os familiares autorizaram a doação de órgãos; e desta forma, fizeram aumentar o número de doadores no país.

As cirurgias foram realizadas pelos médicos Drº Gilberto Kremer, cirurgião  da SC transplante, Drº. Márcio Chedid, cirurgião Hospital de clínicas de Porto Alegre, Drº Fábio Henrique Nascimento, Anestesiologista do HSJosé e Equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e CIHDOTT da Instituição.

Foram retirados dos pacientes fígado, rins e córneas. Com as duas captações, o HSJosé já realizou este ano, oito captações de múltiplos órgãos.

Para ser um doador você precisa apenas avisar seus familiares, qualquer pessoa pode ser um doador de órgãos.

Em vida é possível doar rins, parte do fígado, pulmão e medula óssea. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córneas, coração, ossos, válvulas cardíaca e até pele. Porém as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares.

Lembre-se: avise sua família sobre a intenção de se tornar um doador de órgãos.

Colaboração: Katia Farias